FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Cefaléia e mialgia há 2 meses

Autores:

Maurício Daniel Gattaz

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP

Euclides F. de A. Cavalcanti

Médico Colaborador da Disciplina de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 22/03/2010

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Homem de 78 anos apresentando há 2 meses fadiga, febre intermitente de até 38,2º C, emagrecimento e dor em ombros e quadris. Realizada ampla investigação de quadros infecciosos, não tendo sido encontrado nenhum foco. Há uma semana passou a apresentar cefaléia temporal bilateral. Os achados de exame físico foram inespecíficos, com exceção dos achados da fotografia. Qual é o diagnóstico? Quais os 2 exames mais importantes para a confirmação diagnóstica? Como deve ser feito o tratamento?

 

Fotografia do paciente

 

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            Arterite temporal. Um exame diagnóstico fundamental neste paciente é a Velocidade de Hemossedimentação (VHS), que costuma estar elevada na maioria dos pacientes com este diagnóstico (no paciente em questão o valor foi de 120 mm/h – bastante elevada). O exame diagnóstico confirmatório é a biópsia de artéria temporal, mas devemos ressaltar que em um paciente com quadro tão típico o tratamento não deve esperar o resultado da biópsia, pois o atraso no tratamento pode levar a complicação mais temida desta doença, que é a perda visual. O tratamento é a base de corticoterapia e, como ressaltamos previamente, deve ser instituída imediatamente na suspeita diagnóstica na dose de 40 a 60 mg ao dia prednisona. Alguns estudos recentes sugerem também o uso de aspirina em baixas doses como forma de prevenção de eventos isquêmicos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.