FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hemorragia alveolar

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 14/06/2012

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente de 32 anos de idade, com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e antecedente de TVP, em uso de marevan 5 mg, prednisona 20 mg/dia e cloroquina. Há 5 dias, apresenta quadro de dispneia com piora progressiva e espectorado sanguinolento há 1 dia. O hemograma é normal, exceto por linfopenia e proteína C reativa normal, apesar de VHS aumentado. A imagem demonstra infiltrado difuso (Figura 1).

A principal hipótese neste caso é hemorragia alveolar, pois o hemograma não sugere infecção e o PCR está normal (o PCR também não é um bom marcador de atividade do LES, aumentando principalmente em infecções). Outro diagnóstico diferencial é pneumonite aguda pelo LES.

 

Figura 1. Radiografia demonstrando infiltrado difuso.

 

Diagnóstico

A hemorragia alveolar tem múltiplas etiologias, incluindo o LES, mas deve-se lembrar do uso de varfarínico pelo paciente. O diagnóstico pode ser confirmado por lavado broncoalveolar com macrófagos com hemossiderina.

A melhor forma de parar o sangramento do alvéolo é entubar e ventilar com altos PEEP’s. Além disso, deve-se tratar a causa de base. No caso de intoxicação pelo marevan, seria necessário prescrever vitamina K e plasma ou complexo protrombínico. Em caso de atividade lúpica, a pulsoterapia de corticoide, com ou sem ciclofosfamida, deve ser considerada.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.