FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Mastoidite

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 15/10/2014

Comentários de assinantes: 0

        Homem de 65 anos de idade iniciou quadro de dor em ouvido há 10 dias e febre há 4, há 3 dias está com quadro de febre e dor retroauricular. Devido à intensidade da dor realizou tomografia com o achado abaixo.

 

 

        O achado mostra preenchimento de células aeradas da mastoide fazendo o diagnóstico de mastoidite. A mastoidite é uma complicação da otite média aguda, sendo mais comum em crianças, os sintomas incluem febre, dor em região posterior de orelha e eventualmente eritema no local, em pacientes com dor importante a tomografia é indicada. O tratamento é com antibióticoterapia parenteral inicialmente incluindo cobertura para S. aureus e pseudômona necessariamente na fase inicial em ambiente hospitalar, caso não haja resposta aos antibióticos, pode ser necessária intervenção cirúrgica. A mastoidite predispõe a formação de abscessos cerebrais que devem ser procurados na tomografia de crânio, sempre que o paciente apresente mastoidite.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.