FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Embolia séptica pulmonar

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 08/01/2016

Comentários de assinantes: 0

Mulher de 29 anos de idade, com cateter para nutrição parenteral devido à síndrome do intestino curto após trombose mesentérica. Evoluindo com quadro de febre há seis dias e tosse. Realizou tomografia de tórax com a seguinte imagem:

 

 

 

 

A imagem mostra múltiplos focos sugestivos de infecção, de provável disseminação hematogênica. Como a paciente tem um cateter central para nutrição, esta poderia ser uma fonte. Neste caso S.aureus cresceram em três balões de hemoculturas sugerindo ainda mais o diagnóstico. Nesses casos, a suspeita de endocardite é imperativa e ecocardiograma transesofágico é indicado. Deve-se ter o cuidado de esperar por pelo menos cinco dias de febre antes de solicitar o exame, pois exames muito precoces têm alta taxa de falsos negativos. Nesta paciente jovem com antecedente de trombose mesentérica deve-se ainda pensar se é possível que algum outro diagnóstico como hemoglobinúria paroxística noturna ou trombofilia pode estar associado. O ecocardiograma demonstrou endocardite de válvula tricúspide.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.