FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Pneumotórax espontâneo

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 27/10/2016

Comentários de assinantes: 0

 

 

Paciente de 50 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor torácica súbita localizada em hemitórax direito há 30 minutos, evoluindo no momento com dispneia. AP: Pneumotórax espontâneo há seis anos.

Ao exame físico, o paciente apresentou:

Pressão arterial (PA): 98 x 70mmHg

Frequência cardíaca (FC): 115 bpm

Ausculta respiratória com murmúrio vesicular (MV) ausente à direita, e timpanismo na percussão do hemitórax direito; as bulhas são rítmicas e normofonéticas. Apresenta ainda turgência jugular e desvio da traqueia para esquerda.

 

A imagem mostra claramente a linha pleural, sem doença pulmonar subjacente, com áreas de ar, sem vasos pulmonares, além da linha da pleura visceral. A ausência de doença pulmonar subjacente é sugestiva da etiologia espontânea do pneumotórax.

A incidência varia de 7 a 30 casos a cada 100.000 pacientes/ano com 1 a 2% dos casos evoluindo para pneumotórax hipertensivo.

Pacientes clinicamente estáveis com pneumotórax < 2-3cm podem ser observados clinicamente e receber oxigênio. Em caso de pneumotórax maiores, indica-se punção; e, em caso falha em controle clínico, pode ser necessário o uso de um tubo torácico. A pacientes com pneumotórax recorrente costuma-se indicar também a colocação de dreno torácico, assim como é indicado para qualquer paciente com instabilidade clínica.

 

 

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.