FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Neoplasia de Cólon

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 23/03/2017

Comentários de assinantes: 0

 

Quadro Clínico

  Paciente de 68 anos de idade, sexo feminino, portadora de hipertensão arterial sistêmica controlada com tiazídico, procurou seu médico de confiança com quadro de 6 meses de perda de peso, dor abdominal no flanco esquerdo e episódios de sangue nas fezes. A paciente apresentava uma anemia em hemograma e pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva. Foi, então, solicitada uma colonoscopia, que mostrou lesões sugestivas de neoplasia (Figura 1).

 

 

Figura 1 ? Colonoscopia, mostrando lesões sugestivas de neoplasia.

 

Discussão

O câncer colorretal pode se apresentar com hematoquezia ou melena, dor abdominal, anemia por falta de ferro inexplicada ou, ainda, por alteração do hábito intestinal. Os sintomas de apresentação menos comuns incluem distensão abdominal, náuseas e vômitos, que podem ser indicadores de obstrução.

Mudanças de hábito intestinal são mais comuns com tumores à esquerda do que com tumores à direita, onde há mais conteúdo líquido e o calibre do colo é maior. A hematoquezia também é mais comum em tumores à esquerda. Já tumores na região retal cursam com tenesmo, dor retal e diminuição do calibre das fezes. Aproximadamente, 20% dos casos já têm doença metastática na apresentação inicial, quando podem ocorrer sintomas pertinentes à invasão de linfonodos, de pulmão, de fígado e de peritônio (locais mais comuns).

 

Bibliografia

1.             Moreno CC, Mittal PK, Sullivan PS, et al. Colorectal Cancer Initial Diagnosis: Screening Colonoscopy, Diagnostic Colonoscopy, or Emergent Surgery, and Tumor Stage and Size at Initial Presentation. Clin Colorectal Cancer 2016; 15:67.

2.             Majumdar SR, Fletcher RH, Evans AT. How does colorectal cancer present? Symptoms, duration, and clues to location. Am J Gastroenterol 1999; 94:3039.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.