FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Mulher Jovem com Lesões Líticas e de Compontente de Partes Moles em Seio Maxilar

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 06/04/2017

Comentários de assinantes: 0

Mulher jovem com lesões líticas e de componentes de partes moles em seio maxilar

Paciente de 36 anos de idade, sexo feminino, com quadro arrastado de cefaleia há 1 ano. Realizou exame de imagem que mostrou lesões líticas com componentes de partes moles, incluindo uma na calota craniana e na região mastoide bilateral. Apresentava, também, uma lesão lítica de maiores dimensões no seio maxilar esquerdo, acometendo todas as suas paredes, com centro liquefeito.

A biópsia foi inconclusiva, mostrando processo inflamatório linfoplasmocitário sem atipias, mas também com eosinófilos. Esses achados são compatíveis com pseudotumor inflamatório, fibrose eosinofílica angiocêntrica e doença de imunoglobulina G4 (IgG4). Os achados com lesões líticas sugeriram a possibilidade de uma variante de histiocitose de células de Langerhans.

 A histiocitose pode cursar com lesões líticas em qualquer local, mas o acometimento da calota craniana e dos seios maxilares é muito frequente. A presença de células eosinofílicas com infiltrado linfoplasmocitário poderia ser associado com a doença, embora sejam achados não específicos dela. 

 

Figura 1 - Biópsia do seio maxilar.

 

Figura 2 - Biópsia do seio maxilar.

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.