FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 63 Anos com Torácica

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 29/03/2021

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 63 anos de idade, sexo masculino. Antecedente de HAS e DM em uso de metformina e enalapril. Tabagista 30 maços/ano. Quadro de dor torácica de início há 12 horas, com irradiação para membro superior esquerdo.

PA: 110 x 70 mmHg

FC: 96 b.p.m

 

Ausculta respiratória e cardíaca sem alterações

TGI: plano, flácido, RHA , sem edema

Extremidades: pulsos , sem edema associado

 

 

 

O ECG mostra infra desnivelamento do segmento ST nas derivações precordiais, segmento ST retificado ou ascendente e onda T alta, larga e simétrica. Este ECG sugere a presença de lesão crítica proximal de artéria descendente anterior, o que foi confirmado em cineangiocoronariografia. Esse padrão eletrocardiográfico é denominado “padrão de Winter”, ou “sinal de Winter”. Ele ocorre em duas ou mais derivações de V2-V6, com ondas T altas, simétricas, com perda da progressão de R. A depressão de segmento e onda T, sendo frequentemente máximas na derivação V3 pode ocorrer, ainda, elevação de 1 a 2 mm em aVR. Esse achado anteriormente era denominado “ondas T hiperagudas”. 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal |

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.