FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Medicamentos contra tripanossomíase

Última revisão: 16/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

       5.5.2.4 Medicamentos para o tratamento da tripanossomíase

Benznidazol tem eficácia para o tratamento de doença de Chagas na forma aguda e nas formas de reativação da doença. A eficácia é definida como a negativação das provas sorológicas na fase aguda; na fase crônica estas não têm valor definido e emprega-se a detecção do DNA do parasita, embora não haja validade para isso no controle da cura.

Na forma aguda, o sucesso terapêutico se dá em 65-70% dos casos e na reativação em 80%, quando o tratamento é precoce1, 2. Apresenta boa tolerabilidade, melhor que opções terapêuticas como o nifurtimox.

O aparente melhor resultado de alguns casos tratados por longo prazo e a identificação de parasitas em lesões crônicas levaram à recomendação de manutenção do tratamento em pacientes com lesões anatômicas. Isto porque as lesões crônicas da doença de Chagas são entendidas como decorrentes da parasitemia e não mais de uma reação autoimune, como anteriormente aventado.

As revisões sistemáticas e meta-análises no tema são escassas e os estudos identificados apresentam problemas quanto ao cegamento e à distribuição aleatório. Revisão Cochrane recente não encontrou provas suficientes da eficácia de benznidazol no tratamento de infecção por T. cruzi crônica e cardiopatia chagásica crônica, especialmente na presença de sintomas cardíacos3. Por outro lado, revisão sistemática prévia avaliou o tratameto da infecção crônica assintomática. Benznidazol reduziu significantemente a proporção de xenodiagnósticos positivos em adultos e crianças e diminuiu os títulos de anticorpos e aumentou a soroconversão negativa em crianças. Porém, os estudos não avaliaram nenhum desfecho clínico e apresentaram falhas metodológicas4 (ver monografia, página 421).

 

Referências

1.BRAGA, M. S. et al. Persistent infections in chronic Chagas´ disease patients treated with anti-Trypanosoma cruzi nitroderivatives. Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo, v. 42, n. 3, p. 157-161, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ rimtsp/v42/n3/2175.pdf>.

 

2.BRITTO, C. et al. Parasite persistence in treated chagasic patients revealed by xenodiagnosis and polymerase chain reaction. Mem. Inst. Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 96, p. 823-826, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ mioc/v96/n6/4182.pdf>.

 

3.REYES, P. P. A.; VALLEJO, M. Trypanocidal drugs for late-stage,symptomatic Chagas disease (Trypanosoma cruzi infection). Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 9, 2010. Art. No. CD004102. DOI: 10.1002/14651858. CD004102.pub4. Disponível em: <http://cochrane.bvsalud.org/portal/php/index.php>.

 

4.VILLAR, J. C. et al. Trypanocidal drugs for chronic asymptomatic Trypanosoma cruzi infection. Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 9, 2010. Art. No. CD003463. DOI: 10.1002/14651858. CD003463.pub1. Disponível em: <http://cochrane.bvsalud. org/portal/php/index.php>.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.