FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Alcalóides e outros produtos naturais

Última revisão: 16/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

6.1.3 Alcaloides e outros produtos naturais

Docetaxel é empregado no tratamento de câncer ovário, câncer de mama e de células não pequenas de pulmão localmente avançados ou metastáticos, após falha da quimioterapia. Também é empregado em combinação com doxorrubicina e ciclofosfamida no tratamento adjuvante de câncer de mama ressecável com gânglios positivos, e em combinação com cisplatina no câncer de pulmão não ressecável em pacientes virgens de quimioterapia. Como monoterapia ou em associação com prednisona, docetaxel é usado no câncer de próstata metastático refratário a androgênio. É usado em associação com cisplatina e fluoruracila no tratamento de indução no carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço e no tratamento de adenocarcinoma gástrico avançado, incluindo adenocarcinoma da junção gastresofágica, em pacientes virgens de quimioterapia. Docetaxel traz vantagens sobre o paclitaxel com relação à maior atividade antitumoral e menor frequência de efeitos adversos graves, entretanto, a retenção hídrica e a toxicidade cutânea podem ser fatores limitantes ao tratamento com docetaxel em alguns pacientes. Na clínica, o índice de resposta aos diferentes taxanos parece ser semelhante (ver monografia, página 652).

Etoposídeo, em regime combinado, tem como indicação principal o tratamento de câncer de pequenas células de pulmão (ciclofosfamida e doxorrubicina, carboplatina mais radioterapia, cisplatina) e câncer de testículo (cisplatina, cisplatina e bleomicina, cisplatina e ifosfamida mais mesna) nos quais os índices de resposta observados foram, respectivamente, 90% e 80%. Etoposídeo é ativo também em leucemias, linfomas, sarcomas, tumores de células germinativas e embrionárias (ver monografia, página 679).

Paclitaxel, em combinação com cisplatina, é indicado como tratamento de primeira linha do câncer de células não pequenas de pulmão não ressecável ou não tratável com radioterapia 35; também, em combinação com cisplatina dada por via intraperitoneal, como tratamento de primeira linha de câncer ovário avançado. É indicado no tratamento de segunda linha do sarcoma de Kaposi relacionado a HIV/Aids. Também é empregado no tratamento adjuvante do câncer de mama com gânglios positivos, administrado em sequencia à doxorrubicina ou em conjunto com doxorrubicina e ciclofosfamida; ainda combinado com antibióticos antraciclínicos, é usado na falha da quimioterapia de câncer de mama avançado metastático ou recorrente (ver monografia, página 891).

Vimblastina, em combinação com outros agentes quimioterápicos, provou ser extremamente útil em tumores metastáticos de testículo. Além disso, apresentou respostas benéficas em vários linfomas tais como a doença de Hodgkin, sarcoma de Kaposi, carcinoma da mama, pulmão e bexiga, micose fungoide, coriocarcinoma e doença de Letterer-Siwe (ver monografia, página 998).

Vincristina, em combinação com ciclofosfamida e doxorrubicina, é considerada tratamento de primeira linha para leucemia linfoblástica aguda, rabdomiossarcoma embrionário, câncer de pequenas células de pulmão, doença de Hodgkin, linfoma de Burkitt (vários regimes), meduloblastoma cerebral, câncer do colo uterinol e linfoma folicular (ver monografia, página 1001).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.