FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Março - 2017

Última revisão: 13/04/2017

Comentários de assinantes: 0

Redes de Atenção à Saúde

 

A formação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) data de 2010. Essas redes trazem a possibilidade de solucionar os desafios da integralidade no SUS, além de favorecer os princípios da regionalização e da hierarquização (com uma mudança desta para um regime poliárquico). De acordo com Eugênio Vilaça, as RASs possibilitam um modelo mais eficiente de gestão, reduzindo desperdícios típicos de um sistema fragmentado em termos de atuação. Não é à toa que o autor salienta o fato de o nosso sistema prover de baixas efetividade, eficiência e qualidade.

O envelhecimento da população, agregado ao crescimento de doenças crônicas, muda o panorama atual e o das próximas décadas em termos de saúde pública no Brasil. Basta lembrar que, conforme dados do Datasus, as maiores causas de mortalidade são as de origem cardiovascular (infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral), as quais têm origem em fatores de risco altamente controláveis e evitáveis, que são as doenças crônicas mais prevalentes na população (hipertensão, diabetes melito e dislipidemia, assim como o tabagismo).

Sem uma organização como a proposta pelas RASs, traçar qualquer forma de controle e tratamento é impossível. Além disso, sem ações altamente efetivas na atenção básica e em termos de medidas de prevenção primárias (algo fundamental nas RASs), o sistema se tornará cada vez mais insustentável, dados os custos diretos e indiretos das doenças graves ? desfechos das crônicas.

A pergunta é: como promover, de fato, uma assistência transversal e potencializar ao máximo as RASs? Essas devem ter seus esforços concentrados em prevenção primária e uma forte estruturação na camada básica de atenção (sobretudo em relação às doenças crônicas); caso contrário, o nosso sistema de saúde continuará tendo o ônus terrível de tratar apenas das consequências.

 

Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.