FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Dezembro - 2017

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/12/2017

Comentários de assinantes: 0

O modelo Fee-for-service

 

Os principais modelos de remuneração no sistema de saúde são o Fee-for-service, o Bundled-payment e o DRG, mas existem também o Capitation e o Pay-for-performance. O Fee-for-service é o mais comum no atual cenário do sistema de saúde tanto em serviços públicos quanto em privados (equivalendo a mais de 90% dos contratos na saúde suplementar). É também conhecido como “pagamento por serviços” ou, ainda, como “pós-pagamento por ato”.

Considerado o mais tradicional dos modelos de pagamento de cuidados de saúde, o Fee-for-service foi criado na década de 1930 nos EUA. Nesse modelo, exige-se que pacientes ou fontes pagadoras reembolsem o prestador de cuidados de saúde para cada serviço prestado. Essa remuneração dos prestadores de serviços pode ter livre negociação ou segue tabelas que predefinem valores para cada procedimento ou material.

Em suma, no modelo Fee-for-service, todo o risco é assumido pela fonte pagadora. A satisfação do cliente tende a ser alta, pois não há, em teoria, limitação de acesso aos recursos. Porém, a possibilidade de contenção de custos é a mais baixa dentre os modelos de remuneração, havendo excessos na realização de serviços e maior chance de fraudes. Isso gera imprevisibilidade orçamentária e necessidade de muito investimento em administração de gastos e sistemas de controles. Além disso, nesse modelo há pouco ou nenhum incentivo para a realização de cuidados preventivos, ou ainda contenção de internações hospitalares desnecessárias ou regulação da permanência hospitalar.

 

Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.