FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Ceftriaxone e cálcio - alerta de segurança do FDA

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 11/05/2009

Comentários de assinantes: 0

Ceftriaxone e Cálcio – Alerta de Segurança do FDA

 

FDA. Informações para profissionais de saúde: Ceftriaxone (Rocefin® e seus genéricos).

Food and Drug Administration. Information for healthcare professionals: Ceftriaxone (marketed as Rocephin and generics). Apr 21 , 2009. [Link Livre para o Artigo]

As Recomendações Anteriores

            Em setembro de 2007, o FDA publicou um alerta sobre os riscos de se administrar ceftriaxone e cálcio parenteral a pacientes, mesmo com até 48 horas de diferença entre as infusões, independente de serem administrados no mesmo acesso venoso ou em acessos diferentes. Esse aviso foi baseado principalmente na morte súbita de neonatos que receberam os dois itens, e que morreram por deposição de cristais nos pulmões e rins. Apesar de não existirem relatos que não fossem em neonatos, o FDA estendeu a recomendação a todas as faixas etárias, devido ao alto potencial de letalidade.

            Entretanto, testes in vitro da combinação foram realizados, tanto em plasma de neonatos, quanto em plasma de adultos, usando diferentes concentrações de ceftriaxone e cálcio, em níveis até mais elevados do que é usado in vivo, e novas recomendações foram feitas a partir desses estudos.

As Novas Recomendações

         O uso de ceftriaxone e produtos intravenosos que contêm cálcio são contra-indicados em neonatos (= 28 dias). Ceftriaxone não deve ser usado em neonatos se eles estiverem recebendo (ou provavelmente irão receber) produtos intravenosos que contêm cálcio (ex: ringer lactato);

         Em pacientes > 28 dias, os dois produtos podem ser administrados seqüencialmente, desde que a via de infusão seja limpa entre as aplicações;

         Ceftriaxone e produtos intravenosos com cálcio não devem ser administrados simultaneamente na mesma via em qualquer faixa etária;

         Não é mais necessário ocorrer uma diferença de tempo > 48 horas entre a aplicação dos 2 itens;

         Não reconstituir ceftriaxone com soluções como Ringer Lactato (contém cálcio) pelo risco de formação de precipitado;

         Não há dados de interação quando o cálcio é via oral e/ou o ceftriaxone é via muscular.

 

Bibliografia

1.     Burkiewicz JS.  Incompatibility of ceftriaxone sodium with lactated Ringer’s injection.  Am J Health-Syst Pharm  1999;56:  384.

2.     Trissel L.A.  Handbook on injectable drugs.  14th ed.  Bethesda:  American Society of Health-System Pharmacists; 2007.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.