FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Alerta do FDA – Lamotrigina e Meningite

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 19/08/2010

Comentários de assinantes: 0

Alerta do FDA – Lamotrigina e Meningite

A Lamotrigina é um anticonvulsivante muito usado em crianças acima de 2 anos com epilepsia, bem como opção terapêutica em adultos com Transtorno Afetivo Bipolar. No último dia 12 de agosto, o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos EUA, notificou oficialmente uma mudança na bula da medicação, com a inclusão de um efeito colateral raro (1 caso para cada 1.200.000 prescrições), porém extremamente importante, que é a ocorrência de Meningite Asséptica. Desde a aprovação da droga para uso, em 1994, já foram notificados 40 ocorrências de meningite asséptica.

Os sintomas aparentemente podem surgir entre 1 e 42 dias após o início do uso da medicação. Os sintomas descritos nos casos foram absolutamente característicos: cefaléia, febre, rigidez de nuca, náusea, vômitos, rash e fotossensibilidade.

 

Recomendações

É necessário orientar pacientes que iniciam o uso de lamotrigina da possibilidade de ocorrência da sintomatologia de meningite. Fundamental que os paciente procurem atendimento médico e que seja feita análise liquórica, que nesses casos não mostrará presença de agentes infecciosos. A descontinuação da medicação é necessária nesses casos.

 

Referências

1.    Lamictal (lamotrigine): Label Change - Risk of Aseptic Meningitis.

2.    Lamotrigina – BPR Guia de Remédios MedicinaNET

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.