FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Vacina contra Poliomielite

Última revisão: 02/08/2010

Comentários de assinantes: 0

Vacina contra Poliomielite (INJETÁVEL). Informações sobre posologia, indicações, contra-indicações, efeitos colaterais/adversos, interações medicamentosas e formas de administração.

 

MARCA COMERCIAL

IMOVAX POLIO (Sanofi Pasteur); VACINA CONTRA A POLIOMIELITE (GlaxoSmithKline)

 

USO INJETÁVEL

Injetável (solução)

IMOVAX POLIO; VACINA CONTRA A POLIOMIELITE (GlaxoSmithKline)

 

Armazenagem Antes de Aberto

Temperatura entre 2-8ºC.

 

O QUE É

Vacina contra Poliomielite (paralisia infantil) [vacina de vírus inativados contra a poliomielite; contém 3 tipos de poliovírus: tipos 1 (Mahoney), 2 (MEF-1) e 3 (Saukett)].

 

PARA QUE SERVE

Poliomielite (prevenção) (em crianças com mais de 6 semanas de vida ou em adultos sob risco de exposição durante epidemias; em áreas endêmicas; imunodeprimidos). A imunidade aparece após a segunda dose e permanece por pelo menos 5 anos após o primeiro reforço.

 

COMO AGE

A Vacina contra Poliomielite induz a formação de anticorpos contra os vírus da poliomielite.

 

COMO SE USA

Uso Injetável

      Não administrar por via oral.

      Não administrar por via intravenosa.

 

Via Intramuscular

ADMINISTRAÇÃO: em crianças menores (com mais de 6 meses de vida até 2 anos de idade), aplicar na região ântero-lateral superior da coxa ou na região glútea; em crianças maiores (acima de 2 anos de idade) e em adultos, no braço, na região do deltoide.

 

Via Subcutânea

ADMINISTRAÇÃO: é aconselhável que seja feita em pacientes com graves tendências hemorrágicas (hemofílicos; pacientes com trombocitopenia).

 

CUIDADOS ESPECIAIS

Risco na Gravidez

Classe C: Não há estudos adequados em mulheres (em experimentos animais ocorreram alguns efeitos adversos para o feto). O benefício potencial do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez.

 

Amamentação

Não se sabe se a Vacina contra Poliomielite é excretada no leite; problemas não documentados.

 

Não Usar o Produto

Histórico de hipersensibilidade aos componentes da vacina, incluindo fenoxietanol, formaldeído, neomicina, estreptomicina e polimixina B; crianças com menos de 6 semanas (segurança e eficácia não estabelecidas); doença febril aguda (adiar a vacinação até recuperação do paciente).

 

Reações Mais Comuns (ocorrem em pelo menos 10% dos pacientes)

GASTRINTESTINAL: falta de apetite.

LOCAL DA INJEÇÃO: dor; inchaço; sensibilidade.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL: irritabilidade; cansaço; febre de 39°C ou mais.

 

Atenção ao Utilizar Outros Produtos

A Vacina contra Poliomielite:

 

      pode não proporcionar resposta protetora adequada junto com: radioterapia; imunossupressores (agentes alquilantes; antimetabólitos; corticosteroides). Corticosteroides em tratamentos sistêmicos de reposição curtos (menos de 2 semanas), ou por outras vias que não causem imunossupressão, não interferem com a resposta à vacina.

 

OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

      A eficácia da vacina pode ser reduzida em pacientes imunocomprometidos. Se possível, a vacina deve ser administrada pelo menos duas semanas antes do início do tratamento imunossupressivo ou adiada até que o tratamento seja descontinuado.

      Pacientes com trombocitopenia ou outros distúrbios de coagulação podem apresentar hematoma após a administração IM. Nestes casos pode ser feita administração subcutânea.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.