FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 82 Anos de Idade com Mal-estar e Dispneia

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 11/07/2018

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 82 anos de idade, sexo feminino, antecedente de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, quadro de mal-estar há 2 dias, procurou o departamento de emergência com sensação de dispneia há algumas horas.

 

A Figura 1 mostra o eletrocardiograma (ECG).

 

ECG: eletrocardiograma.

Figura 1 - ECG.

 

O ECG revela um importante infradesnivelamento generalizado, mas principalmente de V3-V6, com supra de AVR, V3R e V4R; a derivação DIII e V1 com aparente supradesnivelamento, mas com exceção das derivações direitas, não tem supradesnivelamento de duas derivações contíguas; assim, não podendo se caracterizar definitivamente infarto agudo do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento de ST. Esse padrão de lesão isquêmica extenso sugere uma lesão proximal de DA ou que o paciente tenha doença triarterial.

A paciente evoluiu com choque refratário evoluindo para óbito. A necropsia revelou IAM isquêmico com áreas de hemorragia miocárdica e uma lesão obstrutiva proximal de artéria descendente anterior.

 

A Figura 2 mostra resultado da necropsia do paciente

 

Figura 2 - Coração com achado de IAM com isquemia e necrose hemorrágica

Conteúdos Mais Acessados

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.