FECHAR

MedicinaNET

Home

Resumo das Diretrizes em Cardiogeriatria da SBC - Parte 8 de 8

INTRODUÇÃO

Os idosos apresentam diferenças importantes na farmacologia e na farmacocinética em relação aos adultos jovens. Frequentemente revelam manifestações atípicas das doenças e diferentes respostas à terapêutica, com maiores efeitos colaterais medicamentosos, o que torna necessário o estabelecimento de recomendações diferenciadas para orientar o tratamento.

 

GRUPO VIII – HIPERTENSÃO ARTERIAL

Tabela 1: Classificação brasileira diagnóstica da hipertensão arterial

 

Tabela 2: Lesões em órgãos-alvo da hipertensão arterial

 

Figura 1: Estratificação de risco no paciente hipertenso idoso.

 

Tratamento Não Medicamentoso e Mudança no Estilo de Vida

1.    Moderar ingestão de sódio de 4-6 g / dia: pode reduzir PA sistólica em 5 a 7 em mmHg e diastólica em 2 a 7 mmHg. Evita-se redução drástica no sal para que o idoso não diminua sua alimentação, com consequente desnutrição.

2.    Moderar ingestão de álcool ao limite máximo de 30 ml/ dia para homens e 15 ml para mulheres. Redução de álcool pode reduzir a PA em 5 mmHg em 3 semanas.

3.    Reduzir peso corporal: a expansão do volume plasmático, resistência à insulina, hiperinsulinemia, estímulo ao sistema nervoso simpático, estimulação do sistema reninaangiotensina- aldosterona são ações da obesidade sobre o organismo. Perda de 5 kg pode reduzir 5 mmHg na PA sistólica.

4.    Praticar atividade física: o exercício regular e aeróbico pode reduzir a PA, por diminuição da atividade simpática, em 6 a 11 mmHg em hipertensos e em 4 mmHg em normotensos. Recomenda-se caminhada de 30 a 60 minutos, 5 vezes por semana. Após 2 semanas de interrupção da atividade física, os efeitos benéficos sobre a PA desaparecem.

5.    Ingerir quantidades adequadas de potássio, magnésio, cálcio, fibras, e alimentos pobres em gordura saturada. Na ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais, azeite oliva, leite e derivados desnatados, ricos em potássio, magnésio, cálcio e fibras, exemplificados na dieta “DASH” reduzem a PA.

6.    Suspender o tabagismo: reduz alterações endoteliais que interferem na PA.

7.    Identificar o uso de todos os fármacos pois alguns elevam a PA

 

Figura 2: Fluxograma para o tratamento farmacológico da hipertensão.

 

Tabela 3: Metas de valores da pressão arterial a serem obtidas com o tratamento

 

Figura 3: Esquema para início de tratamento no idoso hipertenso.

 

Tabela 4: Escolha da droga hipertensiva no idoso com comorbidade

 

Tabela 5: Achados que sugerem hipertensão arterial secundária

 

Tabela 6: Fármacos e drogas que podem induzir hipertensão