FECHAR

MedicinaNET

Home

Diretriz da SBC para Gravidez na Mulher Cardiopata parte 317

Introdução

No Brasil, a incidência de cardiopatia na gravidez é, em centros de referência, de até 4,2%, ou seja, oito vezes maior quando comparada a estatísticas internacionais. Universalmente, a cardiopatia é considerada a maior causa de morte materna indireta no ciclo gravídico-puerperal.

 

Procedimentos Cardiológicos na Gravidez

Valvotomia Percutânea por Cateter Balão

As indicações da valvotomia percutânea por cateter balão superpõem-se às indicações cirúrgicas, principalmente na estenose mitral refratária ao tratamento clínico.

 

Cuidados Obstétricos

Inibição da atividade uterina deve ser profilática por meio de fármacos com ação uterolítica, como a indometacina (um supositório uma hora antes e outro uma hora após o procedimento), (IIaC) ou óvulos de progesterona (50 mg) via vaginal duas vezes ao dia, iniciando no dia anterior e mantendo até o dia posterior ao procedimento, num total de 4 óvulos. (IIaC) Dá-se preferência à progesterona natural, porque a indometacina pode provocar o fechamento do canal arterial quando utilizada após a 26ª semana de gestação.

 

Cirurgia Cardíaca

A indicação de cirurgia cardíaca na gravidez está presente nos casos refratários ao tratamento clínico ou na impossibilidade do tratamento percutâneo por cateter balão. As causas mais frequentes são: insuficiência cardíaca, endocardite infecciosa, trombose de prótese valvar e dissecção de aorta. Os riscos relacionados ao procedimento cirúrgico não são diferentes aos de mulheres não grávidas. Contudo, a morbidade e mortalidade materna têm sido relatadas como maiores na gestação porque geralmente a cirurgia cardíaca é indicada em situações de extrema gravidade.

 

Cardioversão Elétrica

Pode ser necessária em pacientes com taquiarritmias supraventriculares ou ventriculares que não respondem ao uso de drogas ou quando desenvolvem instabilização hemodinâmica. O procedimento pode ser realizado com segurança em qualquer idade gestacional e o feto pode apresentar bradicardia transitória com resolução espontânea. Está indicado uso de anticoagulante em doses terapêuticas por 3 semanas antes da cardioversão, e por no mínimo 4 semanas após. A anestesia para a cardioversão elétrica pode ser realizada com propofol.