FECHAR

MedicinaNET

Home

Tiotrópio para DPOC em Estágios Iniciais

Contexto Clínico

 

Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) leve ou moderada raramente recebem medicamentos, pois apresentam poucos sintomas. Os autores do estudo aqui apresentado hipotetizaram que o uso prolongado de tiotrópio melhoraria a função pulmonar e melhoria o declínio da função pulmonar em pacientes com DPOC leve ou moderada.

 

O Estudo

 

Foi realizado um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que foi conduzido na China, no qual foram atribuídos aleatoriamente 841 pacientes com DPOC com GOLD estágio 1 (leve) ou 2 (moderada) para receber uma dose inalada de uma vez por dia (18µg) de tiotrópio (419 pacientes) ou placebo (422 pacientes) por 2 anos.

O ponto final primário foi a diferença intergrupo na mudança da linha de base em 24 meses no volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF 1) antes do uso do broncodilatador. Os pontos finais secundários incluíram a diferença entre grupos na alteração da linha de base em 24 meses no VEF 1 após o uso do broncodilatador e a diferença entre grupos no declínio anual do VEF 1 antes e depois do uso de broncodilatadores do dia 30 ao mês 24.

Dos 841 pacientes submetidos à randomização, 388 pacientes no grupo tiotrópio e 383 no grupo placebo foram incluídos no conjunto completo de análises. O VEF 1 nos pacientes que receberam tiotrópio foi maior do que naqueles que receberam placebo ao longo do ensaio (intervalos de diferenças médias, 127 a 169mL antes do uso de broncodilatadores e 71 a 133mL após o uso de broncodilatadores; P <0,001 para todas as comparações).

Não houve melhora significativa do declínio anual médio (± SE) no VEF 1 antes do uso de broncodilatadores: o declínio foi de 38 ± 6mL/ano no grupo tiotrópio e 53 ± 6mL/ano no grupo placebo (diferença, 15mL/ano; IC 95%, -1 a 31; P = 0,06). Em contrapartida, o declínio anual do VEF1 após o uso de broncodilatadores foi significativamente menor no grupo tiotrópio do que no grupo placebo (29 ± 5mL/ano versus 51 ± 6mL/ano, diferença, 22mL/ano [IC 95%, 6 a 37]; P = 0,006). A incidência de eventos adversos foi similar nos dois grupos.

 

Aplicação Prática

 

Este é um interessante ensaio clínico com um grupo de pacientes DPOC, para os quais, em geral, há poucas alternativas. O interessante é notar que o desfecho primário estudado não foi atingido de forma significativa neste estudo patrocinado pela indústria (que seria o declínio no VEF 1 antes do uso do broncodilatador em 24 meses, cujo IC 95% foi de -1 a 31). Houve melhora em um desfecho secundário, que foi o VEF 1 após o uso de broncodilatador em 24 meses com diferença de 22mL entre os grupos. Apesar de não haver diferenças em efeitos adversos, a evidência não chega a ser contundente a ponto de mudar a prática. Talvez reste a hipótese de fazer o mesmo estudo em outras populações (o estudo é chinês) para avaliar seus resultados.

 

 

 

Bibliografia

 

Zhou Y et al. Tiotropium in Early-Stage Chronic Obstructive Pulmonary Disease. N Engl J Med 2017; 377:923-935.