FECHAR

MedicinaNET

Home

Oxigênio Noturno em DPOC

Contexto Clínico

 

A oxigenoterapia de longo prazo melhoraa sobrevida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ehipoxemia diurna severa crônica. No entanto, a eficácia da oxigenoterapia parao manejo da hipoxemia noturna isolada é incerta.

 

O Estudo

 

Apresentamos umestudo duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, que buscou determinar,em pacientes com DPOC que têm dessaturação arterial noturna de oxigênio semqualificação para terapia de oxigênio de longo prazo, se o oxigênio noturnofornecido por um período de 3 a 4 anos diminuiria a mortalidade ou oagravamento da doença de forma que os pacientes atendam às especificaçõesatuais para oxigenoterapia de longo prazo. Pacientes com saturação de oxigênioinferior a 90% por pelo menos 30% do tempo de registro na oximetria noturnaforam designados, em uma proporção de 1: 1, para receber oxigênio noturno ou arambiente de um concentrador sham (placebo). O desfecho primário foi umcomposto de morte por qualquer causa ou necessidade de oxigenoterapia de longoprazo, conforme definido pelos critérios do Nocturnal Oxygen Therapy Trial (NOTT)na população com intenção de tratar.

Orecrutamento foi interrompido prematuramente por causa de dificuldades derecrutamento e retenção depois que 243 pacientes, de 600 projetados, foramsubmetidos à randomização em 28 centros. Em 3 anos de acompanhamento, 39,0% dospacientes designados para oxigênio noturno (48 de 123) e 42,0% daquelesdesignados para placebo (50 de 119) preencheram os critérios definidos por NOTTpara terapia de oxigênio de longo prazo ou morreram (diferença, -3,0 pontos percentuais;intervalo de confiança de 95%, -15,1 a 9,1).

 

Aplicação Prática

 

Este estudoteria grande potencial de trazer informações sobre um aspecto interessante paraos pacientes com DPOC, que é a oxigenioterapia, porém em uma modalidadeexclusivamente noturna. Infelizmente, a dificuldade de recrutamento e retençãode casos deixou o estudo abaixo do poder projetado para tentar responder àquestão formulada. Os dados obtidos não permitiram conclusão diferente dahipótese nula (de que a intervenção não é diferente do controle). Porém, dadoque foi um estudo não concluído em seu volume de casos, o que entendemos é que estaé uma questão que permanece em aberto.

 

Bibliografia

 

1.            Lacasse Y et al. Randomized Trial of NocturnalOxygen in Chronic Obstructive Pulmonary Disease. N Engl J Med 2020;383:1129-1138