FECHAR

MedicinaNET

Home

Apresentação

Reproduzido de:

Atlas de Leishmaniose Tegumentar Americana: Diagnósticos Clínico e Diferencial [Link Livre para o Documento Original]

Série A. Normas e Manuais Técnicos

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Vigilância em Saúde

Departamento de Vigilância Epidemiológica

Brasília / DF – 2006

 

Com este lançamento, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde apresenta aos profissionais de saúde o Atlas de Leishmaniose Tegumentar Americana: diagnósticos clínico e diferencial, visando a municiá-los de mais um instrumento de apoio nas ações de diagnóstico e de tratamento desse agravo.

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa caracterizada pelo comprometimento cutâneo, mucoso e, em raras situações, linfonodal. Como características peculiares, apresenta grande diversidade de aspectos clínico-morfológicos, o que, conforme o quadro das lesões, origina diferentes classificações, fato esse que dificulta sobremaneira a confirmação do diagnóstico nos serviços de saúde, pois inúmeras lesões cutâneas podem simular outras enfermidades que fazem diagnóstico diferencial e vice-versa.

Apesar da implementação do diagnóstico laboratorial da leishmaniose tegumentar na rede de laboratórios de saúde pública e do aumento de casos confirmados laboratorialmente nos últimos três anos, em 22% do total de casos de leishmaniose tegumentar americana notificados (22.051) o critério de confirmação foi apenas clínico. Ante tal realidade, espera-se que o uso deste material possa contribuir significativamente no diagnóstico e no tratamento precoce dessa endemia e na elucidação diagnóstica de outros agravos, bem como auxiliar nos processos de formação e de capacitação de recursos humanos.

 

Jarbas Barbosa da Silva Jr.

Secretário de Vigilância em Saúde

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.