FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 4

Quadro Clínico

Homem de 60 anos, tabagista, com angina típica há 6 horas.

 

Eletrocardiograma do paciente

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Interpretação

 

1)     Freqüência de 78 bpm e ritmo irregular com episódios de extrassístoles ventriculares e trigeminismo.

2)     Ondas P dissociadas do complexo QRS.

3)     QRS estreito com eixo em +120 graus.

4)     Supradesnível do segmento ST em parede inferior (DII/DIII e aVF) e lateral (V5/V6), além de infradesnível em V1/V2/V3/DI/aVL (imagem “em espelho” de parede posterior).

5)     Ritmo: Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT)

 

Diagnóstico

Trata-se de Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do segmento ST de parede ínfero-latero-dorsal acompanhado de dissociação atrioventricular completa (BAVT).

 

Comentário

            Bloqueio AV completo pode ocorrer tanto em pacientes com infarto anterior como inferior. Em pacientes com IAM inferior, o bloqueio usualmente resulta de lesão intranodal ou supranodal que se desenvolve gradualmente, com progressão de bloqueio de primeiro ou segundo grau. O ritmo de escape geralmente é juncional e estável (sem assistolia). A freqüência cardíaca quase sempre excede 40 bpm, com QRS estreito em 70% dos casos.

            Pacientes com Infarto inferior geralmente têm isquemia ou infarto do nó AV secundário à hipoperfusão da artéria para essa região. O sistema His-Purkinje apresenta-se intacto sem lesão isquêmica na maioria das vezes. Característica marcante desses casos é o grau de disfunção ventricular direita e esquerda mais comumente observado do que em pacientes com infarto inferior sem BAVT.

            Marcapasso usualmente não será necessário; essas dissociações quase sempre são de natureza transitória. Porém, indica-se passagem de marcapasso nos seguintes casos: FC < 40/50 bpm, arritmias ventriculares, hipotensão ou falência cardíaca. A Atropina é mais utilizada em bloqueios com menos de 6h do início dos sintomas, em que existe maior chance de reversão com aumento da freqüência juncional (maioria é de origem vagal).

 

Evolução

O paciente foi levado à sala de hemodinâmica em caráter de urgência. Como se encontrava hipotenso foi realizada passagem de marcapasso transvenoso por fluoroscopia. A cinecoronariografia mostrou obstrução de 95% em coronária direita, tendo sido realizada angioplastia com colocação de stent com sucesso. Houve boa evolução com reversão do BAVT, porém surgiram ondas Q em parede inferior (área eletricamente inativa).