FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 34

Quadro Clínico

Homem de 53 anos.

Eletrocardiograma do paciente

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interpretação

 

1-     Ritmo regular FC 120

2-     Intervalo PR normal , porém com presença de 2 ondas P independentes que geram um QRS cada. Em DII longo vemos a P1 positiva gerando um QRS positivo e P2 negativa gerando Q2.

3-     Presença de 2 complexos QRS distintos. Q1 corresponde ao QRS positivo em DI/DII e AVF e negativo em V1-V3 mas positivo em V5 e V6 com pouca progressão de R na parede anterior (área inativa). Q2 é negativo em DI e positivo em AVR (posição direita do tórax), e negativo em V5-V6.

4-     Alguns QRS são de fusão, como o segundo complexo em V1, devido a freqüências diferentes de cada QRS.

5-     Alterações da repolarização ventricular (onda T “em colher”)

6-     Ritmo = Taquicardia Sinusal

 

Figura 1: DII longo

Diagnóstico

            Transplante Cardíaco Heterotópico.  A presença de  2 complexos QRS distintos precedidos por ondas P configura a presença de 2 ritmos indepentes em 2 corações, configurando a presença de um coração transplantado em posição hetorotópica (à direita).

 

Comentários

            O transplante cardíaco heterotópico é raramente utilizado atualmente, em que há a colocação de um coração de doador em série com o coração do paciente. Sua principal indicação é a presença de aumento da resistência vascular pulmonar (quando há insuficiência de ventrículo direito aguda em transplante ortotópico) ou quando o coração do doador é muito pequeno. Mesmo em casos selecionados, os resultados são piores que o transplante ortotópico com sobrevida de 83% em 1 ano e 66% em 5 anos.

            O coração do doador é colocado no lado direito do tórax fazendo-se anastomoses entre: átrio esquerdo do doador com receptor, veia cava superior do doador com átrio direito do receptor, aortas com anastomose término-lateral, artérias pulmonares com anastomose término-lateral (às vezes necessitando homoenxerto da aorta ou tubo sintético). A figura abaixo representa o resultado final. Como o coração do doador fica a direita, a representação eletrocardiográfica é de onda P negativa e QRS simulando desvio do eixo para direita.

 

Figura 2: transplante cardíaco heterotópico