FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 38

Quadro Clínico

Senhora de 83 anos em investigação de síncope.

Eletrocardiograma e Teste de Inclinação (Tilt Test) da paciente

 

 

 





Ver diagnóstico abaixo


































Diagnóstico

            Trata-se de um exame de Teste de Inclinação (Tilt-Test) em que se faz a monitorização contínua da pressão arterial e eletrocardiograma, inicialmente em decúbito dorsal horizontal (DDH) e a 70º de inclinação ortostática.

            Neste protocolo houve sensibilização com massagem do seio carotídeo e administração de 1,25 mg dinitrato de isossorbida via sublingual.

            O ritmo cardíaco foi sinusal e com adequada resposta cronotrópica à mudança postural, com comportamento normal da pressão arterial.

            Aos 7 minutos após a sensibilização com isossorbida (37 minutos de ortostase), houve queda da pressão arterial (122x86 para 75x52) seguida de diminuição abrupta da freqüência cardíaca, com pausa ventricular de 10,4 segundos e posteriormente períodos de pausa ventricular de até 3,2 s em forma de bloqueio atrioventricular total (alternando com bloqueio de 2º grau tipo 2:1). Nesse período a paciente apresentou sincope com náuseas e vômitos após a recuperação da consciência.

            Este teste é positivo com resposta cardioinibitória. As respostas positivas ao teste de inclinação podem ser classificadas em:

 

  • Mista (queda da pressão arterial sistólica > 30 mmHg e da frequência cardíaca);
  • Vasodepressora (queda da pressão arterial sistólica > 30 mmHg com alterações não-significativas da frequência cardíaca);
  • Cardioinibitória (presença de assistolia maior que 3 segundos ou bloqueios atrioventriculares, além da queda da pressão arterial).
  •  

    Veja mais em:

    Revisão de Síncope

    Bloqueio Atrioventricular de 2º Grau – eletrocardiograma 14