FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 50

Quadro Clínico

Paciente com antecedente de insuficiência cardíaca em consulta para avaliação de marcapasso.

 

Eletrocardiograma

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            Eletrocardiograma demonstrando cardiomioestimulação (interação de marcapasso + músculo cardíaco + músculo esquelético) com FC de 75 bpm e com  freqüência de acoplamento de 2:1,  uma sequência de pulso é liberada cada 2 batimentos cardíacos.

A estimulação caracteriza-se pela sincronização da contração muscular com a sístole ventricular, considerando-se a abertura da valva aórtica e os tempos de abertura e fechamento da valva pulmonar. O pulso ventricular é liberado após o retardo atrioventricular, promovendo uma sequência de pulso para estimular o músculo esquelético.

Este sistema funciona com três eletrodos, dois deles são destinados à estimulação do músculo esquelético e, o outro, normalmente epimiocárdico, é usado para detecção de sinais próprios do coração que comandam a estimulação do músculo esquelético. Quando necessário o eletrodo cardíaco pode também estimular o miocárdio exercendo, nesse caso, a função de marcapasso.

 

Cardiomioplastia

Cirurgia destinada a melhorar o bombeamento do sangue exercido pelo coração quando as paredes musculares de seus ventrículos estão com sua capacidade contrátil muito diminuída devido a sucessivos infartos ou miocardites. Tal cirurgia consta da dissecção do músculo grande dorsal da parede do tórax e de sua introdução no interior da caixa torácica utilizando-o para envolver o coração a fim de comprimir ritmicamente os ventrículos a cada batimento cardíaco. Um equipamento eletrônico, denominado marcapasso, implantado abaixo da pele e ligado ao músculo grande dorsal permite sua contratação rítmica.

 

Figura 1: esquema demonstrativo do funcionamento do cardiomioestimulador e sua interação com o músculo esquelético e o coração

 

Os efeitos sobre o desempenho cardíaco traduzem-se pelo aumento da função ventricular, que possivelmente ocorre, no caso, por transferência de energia propulsora do músculo grande dorsal. Isso contribui para a diminuição da tensão da parede ventricular, aliviando o ventrículo e, conseqüentemente, mantendo-o dentro do limite da sua reserva contrátil. A dilatação ventricular pode ser evitada pelo limite elástico do músculo grande dorsal, sem que haja restrição da complacência ventricular, evitando-se assim o aparecimento de arritmias e dilatações anulares das valvas mitral e tricúspide. A contração do músculo, de forma equânime e sincrônica sobre a parede ventricular dilatada, certamente, proporciona o aumento da função ventricular que é dependente das condições prévias do coração e da doença de base, sem sucesso em pacientes com miocardiopatia em fase muito adiantada, associada a grandes dilatações e a regurgitação mitral grave.

 

Figura 2: esquema do sincronismo da estimulação muscular com a abertura da valva aórtica. a) Abertura da valva aórtica; b) atraso da estimulação sincronizado com a abertura da valva aórtica; c) estimulação elétrica do músculo grande dorsal; d) amplitude de pulso; e) largura de pulso; f) intervalo de pulso.