FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 72

Quadro Clínico

Homem de 88 anos com episódio sincopal e TCE. Chega ao PS com o seguinte ECG:

 

Eletrocardiograma do paciente

 

 

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico   

Taquicardia Atrial com Bloqueio 2:1

 

Discussão

                A taquicardia atrial é uma forma incomum de taquicardia supraventricular, correspondendo a 5% de todas as arritmias supraventriculares. Pode ser secundária ao mecanismo de hiperautomatismo, reentrada ou atividade deflagrada por pós-potenciais tardios. No primeiro caso, pode não estar associada à cardiopatia. No segundo, vem geralmente associada a cardiopatias que se acompanham de grandes aumentos atriais, tais como cardiopatias congênitas (anomalia de Ebstein, comunicação interatrial, drenagem anômala de veias pulmonares, atresia tricúspide, etc); miocardiopatias (dilatada, hipertrófica); valvulopatias (estenose mitral); ou por causas extra-cardíacas como a doença pulmonar obstrutiva crônica.  Na atividade deflagrada, a causa mais freqüente é a intoxicação digitálica. A taquicardia atrial quando detectada em crianças não cardiopatas, tem etiologia desconhecida. Costuma evoluir da forma intermitente ou esporádica, para a forma incessante. Neste último estágio, acompanha-se, não raramente, de insuficiência cardíaca. 

                A morfologia da onda P difere do ritmo sinusal e geralmente precede o QRS. A polaridade irá depender do sítio de localização da taquicardia. Uma onda P positiva em V1 indica localização do foco atrial à esquerda, assim como entre onda P positiva e/ou bifásica em aVL, localização atrial direita. Na forma paroxistica caracteristicamente ocorre PR longo. Ao contrário, nas formas automáticas, a onda P inicial ocorre tardiamente, é semelhante às ondas P subseqüentes e não resulta em prolongamento do intervalo PR. 

                O intervalo R-R e a relação entre P e QRS estão relacionados com velocidade de condução atrial, freqüência da onda P e condução através do nó atrioventricular. Em geral, nas taquicardias atriais, o intervalo RP é maior que o intervalo PR. Nessa situação, o diagnóstico diferencial inclui taquicardia por reentrada nodal do tipo incomum e taquicardia atrioventricular por movimento circular mediada por via acessória com condução retrógrada lenta. Algumas características das taquicardias atriais são úteis para diferenciá-las de outras arritmias supraventriculares. A freqüência atrial varia entre 140 e 240 por minuto e, diferentemente do "flutter" atrial, existe uma linha isoelétrica entre as ondas P. A realização de manobras vagais ou o uso de fármacos que deprimam o nó atrioventricular possibilitam a melhor visibilização das ondas atriais sem interrupção da taquicardia. 

                No paciente em questão, verificou-se a presença no holter de pausas > 4seg, episódios intermitentes de Fibrilação Atrial e taquicardia Atrial  com bloqueio AV. Foi indicado implante de marcapasso definitivo, medicação para controle de freqüência cardíaca e anticoagulação.