FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 77

Quadro Clínico

Homem de 87 anos com quadro de dor torácica.

 

Eletrocardiogramas do paciente

 

 

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

Lesão suboclusiva (95%) da artéria circunflexa. ECG com inversão de ondas T em parede anterior + infradesnivelamento.

 

Discussão

A onda T corresponde à fase 3 do potencial de ação, verdadeiro início da repolarização ventricular. A repolarização ventricular inicia-se no epicárdio, sendo as camadas subendocárdicas as últimas a se repolarizarem. A onda T, cuja polaridade é igual à polaridade do complexo QRS, é assimétrica, com fase ascendente lenta e fase descendente mais rápida. Sua amplitude não excede um terço da amplitude do QRS correspondente. Ondas T de grande amplitude, assimétricas e, às vezes pontiagudas, são observadas na bradicardia sinusal (freqüentemente em atletas) e em indivíduos vagotônicos.

Ondas T negativas gigantes, com amplitude maior que 10 mm em pelo menos duas derivações, são encontradas em poucas condições: insuficiência coronária aguda, lesões cerebrais graves e cardiomiocardiopatia hipertrófica apical. As ondas T isquêmicas são, em geral, simétricas e relacionadas a uma determinada parede do miocárdio ventricular, correspondente à coronária comprometida. As chamadas "ondas T cerebrais" são ondas T negativas gigantes, difusas e acompanhadas de desnivelamento do segmento ST e importante aumento do intervalo QT. São relatadas mais comumente em casos de hemorragia cerebral e atribuídas à intensa disfunção autonômica causada pela lesão cerebral aguda. Na hipertrofia apical (Yamaguchi), as ondas T são negativas apenas de V1 a V3, opondo-se a ondas R com aumento de amplitude nessas mesmas derivações.

É importante lembrar que a artéria circunflexa apresenta grande variação anatômica, e, geralmente, irriga uma pequena área do ventrículo. Por isso, em cerca de 50% das vezes sua oclusão não é detectada no eletrocardiograma de 12 derivações clássicas. Vale destacar que em um terço das oclusões da artéria circunflexa ocorre infradesnivelamento isolado do segmento ST nas derivações V1 e V2. Nesse contexto, a realização do eletrocardiograma em derivações adicionais (V7-V9) tem implicação terapêutica e prognóstica.