FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 80

Quadro Clínico

Mulher de 80 anos com palpitações taquicárdicas há 1 hora

 

Eletrocardiograma do paciente

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            Eletrocardiograma apresenta ritmo de fibrilação atrial, presença de hipertrofia ventricular difusa com sinais evidentes de sobrecarga ventricular e presença de marcapasso do tipo VVI (verifica-se espícula ventricular em alguns batimentos). O marcapasso foi colocado há um ano devido à síndrome “bradi-taqui”.

 

Discussão

            A maioria dos pacientes com cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é assintomática ou levemente sintomática. Geralmente são diagnosticados durante triagem de familiares de pacientes sabidamente portadores de CMH. Sua apresentação clínica pode ocorrer em qualquer idade, sendo a dispnéia o sintoma mais comum (90%); angina, síncope ou fibrilação atrial e embolia sistêmica também são observados. A morte súbita pode ser a primeira manifestação clínica, porém mais comum em crianças e adultos jovens e, muitas vezes, ocorre durante ou após atividade física. A característica auscultatória da CMH é um sopro áspero mesossistólico que se ouve melhor entre o ápice e borda esternal esquerda, começando bem depois da primeira bulha. O murmúrio torna-se mais alto com a manobra de Valsalva e em pé, ao contrário da maioria dos outros sopros (exceto prolapso da válvula mitral). Da mesma forma, vasodilatadores, desidratação e inotrópicos aumentam o sopro. O eletrocardiograma de 12 derivações apresenta-se anormal em 75 a 95% dos pacientes. As alterações mais comuns são: hipertrofia ventricular generalizada e presença das ondas Q, que sugerem infarto antigo do miocárdio. Muitos doentes apresentam arritmias, tanto atriais como ventriculares. O ECG é útil, principalmente, para sugerir e presumir a possibilidade de CMH em familiares de pacientes confirmados e triagem em atletas.

            A paciente em questão apresenta eletrocardiograma em ritmo de fibrilação atrial, presença de hipertrofia ventricular difusa com sinais evidentes de sobrecarga ventricular e presença de marcapasso do tipo VVI (verifica-se espícula ventricular em alguns batimentos). O marcapasso foi colocado há um ano devido ao diagnóstico de síndrome “taqui-bradi”. Interna em Pronto-Socorro com sinais de IC descompensada (tipo diastólica) com frequência ventricular elevada (~150 bpm).  Realizou-se controle da resposta ventricular com diltiazem EV com reversão dos sintomas.

 

Ressonância cardíaca da paciente resgatada no sistema (prontuário eletrônico). Eixo curto da cine por ressonância magnética. A imagem diastólica final demonstra hipertrofia assimétrica com espessamento septal (S).