FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 82

Quadro Clínico

Mulher de 58 anos, HAS, dislipidêmica, IAM prévio, implante de CDI (TV instável há 2 anos).  Chega ao PS após choque pelo dispositivo enquanto caminhava.

 

Eletrocardiogramas da paciente

 

 



Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

Choque apropriado pelo CDI - reconheceu e tratou adequadamente, conforme programação, episódio de taquicardia ventricular sustentada (TV).

 

Discussão

O cardiodesfibrilador implantável (CDI) continua sendo a terapia a mais eficiente para a prevenção primária e secundária da morte súbita. As evidências atuais baseiam-se em megaensaios de prevenção secundária (AVID, CASH e CIDS) e prevenção primária (MADIT I e II, MUSTT e SCD-HEFT) que demostraram a superioridade do CDI sobre os fármacos.

Atualmente os CDI são endocárdicos e podem ser unicamerais, bicamerais ou associados a ressincronizadores. Durante o seguimento clínico, a principal complicação é o choque inapropriado, cuja incidência varia de 21 a 25%, tendo como principal causa a fibrilacão atrial, seguida pela taquicardia sinusal e outras arritmias supraventriculares.

As terapias apropriadas e inapropriadas submetem os portadores de CDI a um estresse psicológico adicional. De maneira geral, o cardiopata é um paciente inseguro, em função do acometimento do coração, um órgão que é considerado “principal” no funcionamento do corpo, o que o impede de realizar todas as suas funções. A falta de informação pode contribuir para o aparecimento de temores e medos. Portadores de CDI estão sujeitos a desenvolver sintomas psiquiátricos em metade dos casos em que esse dispositivo é acionado por terapias, sendo a depressão e a ansiedade as principais desordens.

A paciente em questão recebeu choque apropriado pelo CDI enquanto caminhava. A leitura do CDI demonstrou episódio de taquicardia ventricular de altíssima frequência (300 btmin). A paciente recebeu amiodarona EV e, após período de observação (2 dias), foi encaminhada ao cateterismo para descartar doença coronariana aguda, já que apresentou alteração de marcadores de necrose miocárdica. Verificou-se coronárias sem lesões obstrutivas recebendo, então, alta com amiodarona VO.