FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 84

Quadro Clínico

Paciente de 47 anos com dor torácica há 3 horas.

 

Eletrocardiograma do paciente

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

Infarto inferior (inferobasal) e infarto lateral – “antigo infarto de parede posterior” por Obstrução da Artéria Circunflexa

 

Identificação da artéria culpada no IAM

 

IAM inferobasal

 

  • Supra ST em DIII> DII é indicativo de oclusão de Artéria Coronária Direita (ACD).
  • Infra ST em aVL indica oclusão de ACD.
  • Supra ST na parede inferior sem infradesnível em aVL sugere oclusão proximal de Artéria Circunflexa (ACX).
  • Razão Infra V3/Supra DIII = 1,2 indica oclusão de ACX; se < 0,5 sugere oclusão proximal da ACD. Entre 0,5 e 1,2 sugere oclusão do terço médio de ACD.
  • Ausência de infra ST em V1 e V2 exclui ACX.
  • Supra ST de V7-V9 associado a infra em V4R indica oclusão de ACX (como é o caso de nosso paciente, como podemos observar nas derivações V7-V9 logo abaixo).
  • Supra ST em V7 a V9 tem maior especificidade para o diagnóstico de IAM dorsal.
  •  

    Discussão

    Acreditava-se que o segmento basal da parede em contato com o diafragma fazia uma curva em direção cranial e esta porção era denominada posterior. Como isto explicava o RS em v1(equivalente a onda Q) o infarto do miocárdio era dividido em 3 zonas:inferior (DII, DIII, aVF), posterior (v1 e v2) e lateral (Q patológico em derivações laterais). Os infartos envolvendo 2 destas áreas recebiam o nome correspondente (inferoposterior, inferolateral, posterolateral). Na denominação nova, RS é explicado por IAM lateral e infarto do segmento inferobasal da parede inferior (previamente conhecida como posterior). Desta forma infarto inferolateral se divide em 3 grupos:inferior(Q em DII, DIII, aVF), lateral (RS em V1 e/ou ondas Q patológicas em derivações laterais), e inferolateral(os dois padrões). Somado a isso, devemos admitir que por décadas erramos tanto na anatomia como na eletrofisiologia. Demonstrou-se que zonas correspondendo a parede posterior, agora inferobasal ou segmento 4, são despolarizadas após 30-40 mseg, e assim não podem gerar Q (ou R como imagem espelho em v1-v2) porque o QRS já havia começado a se inscrever. Em todo caso a modificação da segunda metade do QRS faria uma distorção do QRS e/ou redução de voltagem. Descobriu-se que morfolgia RS é muito especifica em v1 para infarto lateral (100%), ainda que não muito sensível, pois é sabido que infarto lateral geralmente acontece com nenhuma ou discreta manifestação ECG (qr ou pequeno r em DI, aVL, v5 e v6).