FECHAR

MedicinaNET

Home

Hemorragia alveolar

Quadro clínico

Paciente de 32 anos de idade, com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e antecedente de TVP, em uso de marevan 5 mg, prednisona 20 mg/dia e cloroquina. Há 5 dias, apresenta quadro de dispneia com piora progressiva e espectorado sanguinolento há 1 dia. O hemograma é normal, exceto por linfopenia e proteína C reativa normal, apesar de VHS aumentado. A imagem demonstra infiltrado difuso (Figura 1).

A principal hipótese neste caso é hemorragia alveolar, pois o hemograma não sugere infecção e o PCR está normal (o PCR também não é um bom marcador de atividade do LES, aumentando principalmente em infecções). Outro diagnóstico diferencial é pneumonite aguda pelo LES.

 

Figura 1. Radiografia demonstrando infiltrado difuso.

 

Diagnóstico

A hemorragia alveolar tem múltiplas etiologias, incluindo o LES, mas deve-se lembrar do uso de varfarínico pelo paciente. O diagnóstico pode ser confirmado por lavado broncoalveolar com macrófagos com hemossiderina.

A melhor forma de parar o sangramento do alvéolo é entubar e ventilar com altos PEEP’s. Além disso, deve-se tratar a causa de base. No caso de intoxicação pelo marevan, seria necessário prescrever vitamina K e plasma ou complexo protrombínico. Em caso de atividade lúpica, a pulsoterapia de corticoide, com ou sem ciclofosfamida, deve ser considerada.