FECHAR

MedicinaNET

Home

Palmas das mãos vermelhas

Quadro Clínico

Paciente do sexo feminino, 36 anos, procurou atendimento médico por queixas que incluíam alteração em suas mãos, conforme imagem 1. Quais os diagnósticos prováveis?

 

Imagem 1 – Mãos da paciente

  

 

Diagnóstico e Discussão

Esta paciente apresenta ERITEMA PALMAR.

O eritema palmar caracteriza-se por um aumento das manchas avermelhadas normais que existem nas palmas das mãos do ser humano.

É mais frequentemente encontrado nas eminências tenar e hipotenar, poupando as partes centrais da palma da mão.

A causa mais comum é hepatopatia, sendo que este achado ocorre provavelmente por alteração do metabolismo de hormônios sexuais.

O eritema palmar não é específico para doenças do fígado e pode ser encontrado em associação com a gravidez, o hipertiroidismo e as malignidades hematológicas, além de ser causado por algumas drogas.

Nas gestantes, o eritema palmar ocorre em duas distribuições: limitado às eminências hipotenar e tenar, ou de forma difusa na palma da mão. Estas alterações são observadas em 66% das mulheres brancas e 33% das mulheres negras.

No hipertiroidismo ocorre por aumento do fluxo sanguíneo e vasodilatação periférica, porém é muito mais comum que ocorra na tempestade tireotóxica.

Quanto às malignidades hematológicas, ocorre a eritromelalgia, que se caracteriza pelo eritema doloroso ou com queimação associada, e que está frequentemente presente na policitemia vera e trombocitemia essencial.

Algumas drogas associadas a eritema palmar são: amiodarona, gemfibrozil, colestiramina, topiramato e salbutamol.

 

Bibliografia

Erlinger S, Benhamou J. Cirrhosis: Clinical aspects. In: Oxford Textbook of Clinical Hepatology, Mcintyre N, Benhamou J, Rizzetto M, et al (Eds), University Press, Oxford 1991. p.380.

 

Martin AG, Leal-Khouri S. Physiologic skin changes associated with pregnancy. Int J Dermatol. 1992;31(6):375.

 

Murray JC. Pregnancy and the skin. Dermatol Clin. 1990;8(2):327.

 

van Genderen PJ, Michiels JJ. Erythromelalgia: a pathognomonic microvascular thrombotic complication in essential thrombocythemia and polycythemia vera. Semin Thromb Hemost. 1997;23(4):357.