FECHAR

MedicinaNET

Home

Atelectasia completa de pulmão

         Paciente de 66 anos de idade, do sexo masculino, e tabagista de 75 maços/ano, com quadro de dispneia progressiva há quatro meses e perda de peso de 15 kg em três meses, realizou radiografia de tórax.

 

Segue imagem:

 

 

         A imagem revela atelectasia completa do pulmão E, pode-se verificar além do colapso pulmonar o desvio de traqueia para o lado esquerdo, o que ajuda no diagnóstico diferencial  com quadro de derrame pleural. As atelectasias podem ser divididas em obstrutivas e não obstrutivas, nas atelectasias obstrutivas temos bloqueio completo da passagem de ar. O ar distal à oclusão é reabsorvido causando colapso pulmonar, neste caso para ter ocorrido atelectasia completa do pulmão E temos obstrução do brônquio fonte à esquerda. A atelectasia foi causada por massa central com diagnóstico final de carcinoma epidermoide do pulmão. Outras manifestações radiológicas frequentes são derrame pleural, linfangite carcinomatosa e massa pulmonar.

         O carcinoma epidermoide já foi o tipo histológico mais comum de neoplasia pulmonar, hoje superado pelo adenocarcinoma de pulmão. É responsável por 20 a 25% dos casos de neoplasia primária do pulmão, origina-se do epitélio brônquico; tipicamente, o tumor é localizado centralmente, formando uma massa endobrônquica. Esse tipo histológico mais frequentemente se manifesta com hemoptise e tem o maior rendimento diagnóstico através do escarro. O tumor se dissemina localmente, podendo causar adenopatia hilar ou mediastinal (radiografia mostrando aumento de mediastino). É o tipo histológico que mais cursa com hipercalcemia, que é secundária à produção de PTH-rp e o que mais cursa com necrose tumoral central (cavitação). Ocorre duplicação de seu volume em média a cada 90 dias.