FECHAR

MedicinaNET

Home

Dispneia em crianças de quatro anos

         Paciente de quatro anos de idade com dificuldade de respirar. Veja esta imagem:

 

 

 

 

         A imagem mostra hipertrofia de adenoides evidente, a hipertrofia das adenoides é definida por uma hipertrofia do tecido linfoide na parede posterior da nasofaringe e parte do anel de Waldeyer, que consiste primaria mente nas adenoides, tonsilas palatinas e linguais.

         As adenoides evolutivamente, embora presentes ao nascimento, geralmente estão invisíveis até 3-6 meses de idade. Eventualmente podem crescer até a idade de seis anos. É esperado depois involuir até a idade adulta. Adultos não costumam ter adenoides visíveis. A hipertrofia de adenoide é considerada patológica quando obstrui a coluna aérea da rinofaringe, o que normalmente não ocorre até 1-2 anos de idade.

 

Sinais clínicos:

-Congestão nasa, com respiração pela boca;

-Otite média crônica ou recorrente;

-Dor ao deglutir;

-Apneia do sono.

 

Infecções associadas são frequentes e principalmente por estes agentes:

-Haemophilus influenzae;

-Streptococcus beta hemolítico do grupo A;

-Staphylococcus aureus;

-Moraxella catarrhalis;

-Streptococcus pneumoniae.

 

         O principal estudo de imagem nestes pacientes é a radiografia em perfil do cavum, principal estudo de imagem. Existe uma boa correlação na aferição de tamanho entre a visualização direta das adenoides e o tamanho medido na radiografia do cavum. Se a coluna aérea é igual ou menor que a metade do palato mole, então há obstrução significativa.

         Quando a hipertrofia das adenoides ocorre após a infância deve-se suspeitar de malignidade do tecido linfático, como linfoma e leucemia.