FECHAR

MedicinaNET

Home

Massa Mediastinal

Paciente do sexo feminino, com 40 anos de idade, evoluindo com quadro de dispneia há 8 meses progressiva, perda de peso não quantificada e prurido. Nega tosse e outros sintomas. A ausculta pulmonar foi sem alterações. A paciente realizou radiografia de tórax, conforme a Figura 1, e, posteriormente, a tomografia computadorizada (TC) de tórax, conforme a Figura 2.

 

Figura 1 - Radiografia de tórax.

 

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 - TC de tórax.

 

A radiografia demonstrou um aumento significativo do mediastino. A TC confirmou a presença de massa mediastinal anterior, com derrame pericárdico associado. A paciente apresenta, ainda, história de perda de peso e prurido, sendo que a faixa etária dela e a sua evolução são sugestivas do diagnóstico de linfoma de Hodgkin, confirmado em biópsia da massa. A doença extensa, ou denominada de bulky disease (>10cm de extensão) aumenta a premência de iniciar o tratamento.

Apesar da doença extensa, a paciente não apresentava estase jugular significativa e outros sinais de síndrome da veia cava superior, que é frequente nesses casos. O tratamento, em geral, é com combinação de radioterapia com quimioterapia. O uso de corticosteroides pode auxiliar na diminuição do tamanho da massa, mas somente deve ser iniciado após a biópsia, já que pode atrapalhar os resultados anatomopatológicos.