FECHAR

MedicinaNET

Home

Lesões Cutâneas em Pacientes com Poliartralgias

Paciente de 22 anos de idade, do sexo feminino, sem outros antecedentes prévios com história de poliartralgias envolvendo principalmente articulações de joelhos, punhos, mãos e cotovelos de forma assimétrica, há 10 dias e com aparecimento de lesões cutâneas tipo maculares, conforme a Figura 1.

 

 

 

Figura 1 - Lesões cutâneas tipo maculares.

 

Foi considerado o diagnóstico de artrite gonocócica devido à história de poliartralgias associada a lesões cutâneas. Uma das formas mais comuns de manifestação da infecção gonocócica é com uma tríade de tenossinovite, dermatite e poliartralgias, sem artrite purulenta. Os sintomas articulares se desenvolvem de 1 dia a várias semanas (média de 10 a 20 dias) após o contato sexual. A poliartralgia ou poliartrite é aditiva e migratória, sendo os joe­lhos, os tornozelos, os punhos e os cotovelos as articulações mais acometidas.

A dermatite é mais frequentemente maculopapular ou vesicular; também podem aparecer pústulas e bolhas hemorrágicas, eritema multiforme e vasculite. As lesões se assemelhavam à vasculite e não eram específicas de artrite gonocócica, mas, ainda assim, a paciente foi tratada como artrite gonocócica com ceftriaxona. A rápida melhora com 48 horas de antibiótico tornou o diagnóstico de artrite gonocócica bastante provável.