FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 56 Anos de Idade Sexo Feminino com Febre

Paciente de 56 anos de idade, do sexo feminino, com insuficiência renal crônica dialítica. Apresenta quadro de febre há cerca de 2 semanas, tendo, há 6 dias, evoluído com quadro de cianose em dígitos de membro inferior E. Realizou hemocultura com achado de S. aureus. Com a suspeita de endocardite, foi indicada a realização de ecocardiograma transesofágico, conforme as Figuras 1, 2 e 3.

 

 

Figura 1 - Ecocardiograma transesofágico.

 

 

Figura 2 - Ecocardiograma transesofágico.

 

 

Figura 3 - Ecocardiograma transesofágico.

 

 

As imagens mostram um trombo extenso que se origina na veia cava direita e se estende até o ventrículo direito. A indicação foi de realização da anticoagulação. A infecção por S. aureus, por exemplo, apresenta uma associação com eventos embólicos, que chega a 40%.

Foi indicada a antibioticoterapia por 6 semanas como normalmente é indicado em pacientes com endocardite por S. aureus, e o quadro vascular é provavelmente secundário ao trombo intracardíaco. Após a melhora clínica do quadro infeccioso, o planejamento é a realização de procedimento cirúrgico. Trombos estéreis não são incomuns nesses pacientes e são indistinguíveis de vegetações. Pode haver papel de FDG-PET/CT nesses casos.