FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 63 Anos de Idade do Sexo Masculino

Paciente de 63 anos de idade, do sexo masculino, com antecedente de insuficiência renal crônica (IRC) não dialítica, apresentando-se com quadro subagudo de tosse e dispneia e, há 2 dias, oligúrico. Ao exame físico, tinha edema em membros inferiores 2+/6+; pressão arterial (PA), 185x115mmHg; frequência cardíaca (FC), 28BPM; SaO2 84%.

Devido a fatores como antecedente de disfunção renal, níveis pressóricos elevados e edema periférico, acreditou-se que o paciente apresentava quadro de congestão pulmonar. Apresentava também: creatinina, 5,4mg/dL; ureia, 132mg/dL; ultrassonografia (USG) com dilatação de vias urinárias, passado sonda vesical. Realizou raio X (RX) de tórax, conforme a Figura 1, e tomografia computadorizada (TC), conforme a Figura 2.

 

RX: raio X.

Figura 1 - RX de tórax, com área cardíaca normal e padrão de infiltrado retículo nodular bilateral e sugestivo de áreas com solidação à direita.

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 - TC de tórax.

 

A TC demonstrou infiltrado retículo nodular e áreas de broncograma aéreo com consolidação. Foi introduzida a antibioticoterapia com ceftriaxona e macrolídeo com melhora parcial; realizado lavado broncoalveolar com cultura que demonstrou crescimento na cultura positiva para streptococcus pneumoniae e BAAR positivo.

Foi introduzido esquema 1E para tratamento da tuberculose e estendida a antibioticoterapia por 21 dias com melhora dos sintomas. A disfunção renal teve melhora significativa (creatinina de 2,3mg/dL) após medidas de suporte clínica e sondagem vesical. A próstata apresentava 65g, e foi programada uma intervenção ambulatorial posterior.