FECHAR

MedicinaNET

Home

Doença Inflamatória Pélvica com Abscesso Tuboovariano

Caso Clínico

 

Paciente do sexo feminino, 31 anos de idade, procurou atendimento de urgência por queixa de dor abdominal, baixa de forte intensidade há 2 horas. Vinha apresentando dor pélvica há 3 dias, com piora abrupta, motivando a avaliação médica. Também se queixava de mal-estar, náuseas intensas e calafrios.

Sexualmente ativa, com múltiplos parceiros sexuais, já havia tratado corrimento sexualmente transmissível anteriormente; nuligesta, não recordava da data da última menstruação e não era portadora de dispositivo intrauterino. Aos sinais vitais, apresentava: frequência cardíaca (FC), 134BPM; pressão arterial (PA), 84x52mmHg; frequência respiratória (FR), 20RPM; temperatura, 38,7ºC. Foi encaminhada diretamente à sala de emergência.

Ao exame clínico, apresentava-se em mau estado, vígil, orientada, colaborativa, descorada 1+/4, desidratada 1+/4, eupneica, sudoreica, taquicárdica e febril. Tempo de enchimento capilar de 3s. Apresentava dor abdominal significativa à palpação de fossa ilíaca direita com dor à descompressão brusca e também à palpação profunda de hipocôndrio direito. No exame pélvico, notava-se secreção vaginal purulenta, fundo de saco abaulado, dor ao exame bimanual na mobilização cervical e palpação anexial.

Diante do quadro, foi levantada a hipótese de abdome agudo inflamatório por doença inflamatória pélvica, sendo iniciada expansão volêmica, antibioticoterapia com clindamicina e gentamicina, coleta de hemograma, proteína C reativa, ß-HCG, hemoculturas, bacterioscopia e cultura de secreção de endocérvice e encaminhada diretamente ao centro cirúrgico, com achados intraoperatórios de salpingite e abscesso tubo-ovariano roto a direita, inflamação de cápsula hepática com adesões, secreção purulenta e debris em grande quantidade livres, amplamente lavados, com fechamento de cavidade com manutenção de dreno. Não foi realizada histerosalpingo-ooforectomia, pois a paciente não tinha prole constituída.

 

As Figuras 1, 2 e 3 ilustram exames realizados no local.

 

 

Figura 1 - Presença de pus em cavidade abdominal

 

 

Figura 2 - Dilatação do tubo ovariano direito causada por abscesso

 

Figura 3 - Adesòes hepáticas em "corda de violino"

 

Discussão

 

A doença inflamatória pélvica é caracterizada pelo acometimento do trato genital superior feminino (endométrio, trompas, ovários e paramétrios), sendo majoritariamente causada por bactérias sexualmente transmissíveis e da flora vaginal e em menor proporção relacionada a dispositivos intrauterinos, manipulação cirúrgica, pós-parto ou por processo infeccioso em contiguidade. Dessa forma, a população sob maior risco são mulheres jovens, com parcerias sexuais múltiplas ou recentes e sem uso de método contraceptivo de barreira.

O espectro de manifestação vai desde dor pélvica, corrimento vaginal e dispareunia a febre, sinais toxêmicos sistêmicos, formação de abscesso tubo-ovariano, peri-hepatite (síndrome de Fitz-Hugh-Curtis), rotura do abscesso, peritonite e abdome agudo, entrando como diagnóstico de outras dores abdominais ginecológicas como torção ovariana, endometrioma e gestação ectópica e não ginecológicas como apendicite, diverticulite e mesmo litíase ureteral.

Na avaliação clínica, deve ser realizado o exame abdominal e pélvico bimanual e, entre os exames complementares, devem ser solicitados hemograma, velocidade de hemossedimentação ou proteína C-reativa, hemocultura, ß-HCG, coleta de cultura de endocérvice para realização de bacterioscopia, cultura e pesquisa de clamídia e gonococo. A ultrassonografia transvaginal e pélvica pode ser realizada à procura de complicações e de um diagnóstico diferencial.

O tratamento de pacientes com quadro leve e bom estado geral deve ser instituído com ceftriaxone intramuscular, dose única, seguido de doxiciclina e metronidazol por 14 dias. Já em pacientes com necessidade de internação hospitalar (abscesso tubo-ovariano, ausência de resposta clínica, emergência cirúrgica, estado geral ruim ou incapacidade de tratamento e seguimento ambulatoriais), deve ser prescrita cefoxitina intravenosa associada à doxiciclina via oral. Alternativamente, pode ser prescrita clindamicina associada à gentamicina endovenosos.

Pacientes que tenham outra etiologia cirúrgica suspeita ou sinais de peritonite por rotura de abscesso devem ser prontamente encaminhadas à avaliação de cavidade. É comum a ocorrência de deiscência de ferida, e se costuma locar dreno com vácuo na cavidade. Em pacientes com prole constituída, oferece-se a realização de histerosalpingo-ooforectomia em decorrência dos melhores resultados para controle de foco. Devem ser considerados sempre a avaliação, a profilaxia e o tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite B e vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), bem como a avaliação das parcerias sexuais.

 

Bibliografia

 

BRASIL et al. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis. 2015.

 

Imagem 1 disponível em http://www.jpgo.org/2016/07/postpartum-tuberculous-pyoperitoneum.html , acessado em 31 de agosto de 2018

Imagem 2 disponível em https:/www.laparoscopyhospital.com/role-of-laparoscopy-in-the-management-of-pelvic-inflamation-disease-tubo-ovarian-abscess-compare-to-other-modalites.html , acessado em 31 de agosto de 2018

Imagem 3 disponível em https:/emedicine.medscape.com/article/256448-overview , acessado em 31 de agosto de 2018