FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente 63 Anos de Idade com Lesões Cutâneas

Paciente de 63 anos de idade com história de uso de cefalexina para tratamento de infecção urinária. Após 7 dias, apresentou quadro de febre e astenia e, 10 dias depois do início da antibioticoterapia, evoluiu com quadro de lesões cutâneas, prurido e acometimento de lábios.

São lesões cutâneas disseminadas com lesões eritematosas, sendo observado também o acometimento de mucosas. Não ocorreu lesão com descolamento da pele à pressão leve (sinal de Nikolsky). A síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET) representam diferentes espectros da mesma doença, na SSJ pelo menos 10% da epiderme com lesões eritematosas e frequentemente com as lesões em “alvo”, como as que ocorrem no eritema polimorfo, mas com forma atípica e envolvimento de mucosas.

No caso da NET, ocorre deslocamento da pele, com o chamado sinal de Nikolsky, quando a pressão digital causa descolamento da pele e o envolvimento de, pelo menos, 30% da pele, bem como a dimensão do envolvimento cutâneo, sendo o diferencial entre as duas condições.

Os pacientes podem evoluir com febre e toxicidade sistêmica significativa, com desidratação e outras complicações como infecções secundárias e até insuficiência respiratória pelo acometimento de mucosas; as lesões evoluem em um período entre 1 dia a 2 semanas. As lesões envolviam menos de 10% da superfície corporal. A paciente iniciou o uso de prednisona, 1mg/kg, apresentando rápida melhora.

As Figuras 1 e 2 ilustram o quadro de lesões cutâneas, prurido e acometimento de lábios.

 

Figura 1 - Quadro de lesões cutâneas, com acometimento dos lábios.

 

 

Figura 2 - Quadro de lesões cutâneas, com acometimento dos dedos.