FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 49 Anos de Idade Sexo Feminino com Confusão Mental

Paciente de 49 anos de idade, sexo feminino, com história de neurocisticercose, há 10 anos, tendo sido tratada por 2 anos. Apresentou um quadro de confusão mental, fala de conteúdo inadequado com duração menor que 1 hora, com melhora espontânea, e novo episódio de confusão mental e alteração de fala. Foi realizada tomografia computadorizada (TC) de crânio, conforme a Figura 1.

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 1 - TC de crânio.

 

A imagem demonstra lesões calcificadas, representando lesões por cisticerco antigas calcificadas e outra lesão cística hipodensa com reforço em anel com um nódulo hiperdenso, representando lesão cística de neurocisticercose com a lesão hipodensa representando o escólex do cisticerco. A literatura descreve esse aspecto de lesões em diferentes fases evolutivas da neurocisticercose, representando cisticercos vivos e mortos.

Na encefalite por cisticerco, uma forma de apresentac¸a~o grave da doenc¸a; a TC revela mu´ltiplas leso~es com reforc¸o anelar ou homoge^neo circundadas por intenso edema cerebral, sendo descrita a forma localizada da encefalite aguda, com bom progno´stico cli´nico. Devido ao fato de ser um paciente sintomático com encefalite ativa, foi indicado tratamento com praziquantel.