FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 68 Anos de Idade com Lesões na Face

Paciente de 68 anos de idade, sexo masculino, antecedente de cirrose hepática Child A, evoluiu com quadro de lesões na face há 5 dias, com piora progressiva.

 

As lesões podem ser vistas na Figura 1.

 

Figura 1 - Lesões na face.

 

O paciente apresenta lesões exsudativas, crostosas, na região da face e nos olhos. Tem edema periocular com hiperemia local, sugerindo infecção secundária. A erupção é unilateral, não atravessando a linha média; por suas características, pode ser realizado o diagnóstico de herpes-zóster oftálmico.

As lesões no herpes-zóster se iniciam como pápulas eritematosas que rapidamente evoluem para vesículas e bolhas e, após 3 a 4 dias, podem se tornar pustulares e, ocasionalmente, hemorrágicas; em 7 a 10 dias, podem se tornar crostosas.

O herpes-zóster oftálmico representa 10 a 15% dos casos de herpes-zóster. Um indicador comum do herpes-zóster oftálmico é o aparecimento de vesículas na ponta do nariz, o que é conhecido como sinal de Hutchinson l. A ocorrência de dor de ouvido grave, fraqueza da musculatura facial e erupção cutânea identificar a síndrome Ramsay-Hunt, uma infecção do nervo facial causada pelo vírus varicela-zóster.