FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 44 Anos de Idade do Sexo Masculino com Antecedente de Hanseníase

Imagem de paciente do sexo masculino, de 44 anos de idade, com antecedente de hanseníase em acompanhamento em ambulatório de dermatologia. Procurou o departamento de emergência com quadro de dor lombar e febre, com diagnóstico final de pielonefrite.

Apresenta, em fácies, lesões secundárias à hanseníase, conforme mostra a Figura 1.

 

 

Figura 1 - Lesões secundárias à hanseníase.

 

O paciente apresenta a chamada “hanseníase virchowiana”. As lesões nessa forma clínica são polimórficas. No início, são discretas, em geral com manchas hipocrômicas, numerosas, maldelimitadas. Com o tempo, se tornam eritematosas, acastanhadas e infiltradas. Posteriormente, e de forma lenta, começam a surgir pápulas, nódulos e placas de forma comumente simétrica.

Os pacientes apresentam, então, infiltração difusa de face, pavilhões auriculares, e podem apresentar perda de pelos da sobrancelha. Em sua forma mais avançada, manifestam as chamadas fácies leoninas, como é o caso desse paciente.

Nessa fase, a baciloscopia é normalmente positiva com teste de Mitsuda negativo. A derme é ocupada por infiltrado de histiócitos com citoplasma amplo, claro e vacuolado (células de Virchow). Essas células apresentam numerosos bacilos de Hansen no seu interior.