FECHAR

MedicinaNET

Home

Editorial MedicinaNET - Fevereiro - 2016

Fim (?) do Ebola

Pode não parecer tão importante falar disso em tempos de surto de dengue e de Zika vírus no Brasil, mas o fato deve ser mais do que comemorado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente em 13 de Janeiro de 2016 que a epidemia do Ebola no Oeste africano chegou ao fim, uma vez que a Libéria, último dos países ainda em surto, conseguiu, enfim, se livrar da doença. O anúncio da OMS ocorre 42 dias depois da última aparição do vírus, num paciente examinado em novembro de 2015. Este fim epidemiológico segue um parâmetro fixo para ser dado, que é com base no tempo de incubação do vírus, que no caso, é de 21 dias. Tendo passado duas vezes o tempo de incubação sem novos casos, é então declarado o fim da epidemia. 

Devemos lembrar de que esse foi o mais grave surto do vírus Ebola dos últimos 40 anos, e que colocou o mundo inteiro em alerta. Não é para menos. O saldo de mortes ultrapassa 11 mil, desde seu início em dezembro de 2013 no Sul da Guiné, atingindo os países vizinhos da Libéria, Serra Leoa, Nigéria e Mali.

Esperamos que as lições aprendidas evitem novas epidemias como essa. E quem sabe o Brasil se inspire a conseguir acabar com o terrível mal dos vírus (dengue, zika) que, apesar de muito menos mortais do que o Ebola, têm gerado um problema de saúde pública gigantesco em nosso país.

 

Os Editores.