FECHAR

MedicinaNET

Home

Editorial MedicinaNET - Maio - 2018

O Que é a Pesquisa Bibliográfica e Qual a Sua Importância?

 

Primeiramente, é preciso diferenciar as pesquisas bibliográficas em dois contextos. O primeiro é dentro da classificação dos tipos de pesquisa científica, que se relaciona aos procedimentos técnicos e tem como objetivo explicar problemas a partir de publicações já feitas ou, em outras palavras, que busca trazer respostas a questões e hipóteses com base naquilo que a ciência já produziu e publicou de alguma forma.

O segundo contexto é a pesquisa bibliográfica como parte de uma pesquisa científica. É a etapa dentro do processo inicial que objetiva o levantamento de dados e informações que servem de base para toda pesquisa. Essa deve ser a mais ampla possível e buscar sempre o mais alto nível de evidências (ensaios clínicos randomizados ou, eventualmente, coortes prospectivas ou, ainda, metanálises desses tipos de estudo), abrangendo também fontes como livros, publicações não especializadas, documentos formais governamentais ou institucionais, entre outros.

Entre as diversas aplicações, a mais básica é saber se já existem respostas para a pergunta formulada pelo pesquisador. Se a resposta é sim, procura-se saber se há novas informações que podem ser acrescentadas (como, por exemplo, no caso de resposta baseada em estudo unicêntrico realizado em ambiente distinto, como em outro país, e cuja validade externa fica limitada).

Se, porém, a resposta é não, a pesquisa serve para demonstrar os limites atuais da informação desejada dentro das publicações disponíveis, demonstrar limitações e vieses possivelmente encontrados por outros autores quanto ao tema, trazer insights adicionais sobre a pergunta formulada, trazer exemplos de metodologia aplicada em estudos similares, dados que poderão ser comparados ao produto da pesquisa atual e embasamento ao processo de discussão a ser feito diante dos futuros resultados.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                             Os Editores.