Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Medicamentos para Tratamento de Hanseníase

Última revisão: 06/01/2010

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2008: Rename 2006 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2008

 

5.1.16 Medicamentos para Tratamento de Hanseníase

A hanseníase no Brasil é uma endemia, com prevalência pontual em 2001 de 77.676 pacientes, com 41.070 casos novos. Para efeitos de tratamento, leva-se em conta se a hanseníase assume forma paucibacilar ou multibacilar200. O tratamento da primeira forma clínica compreende rifampicina e dapsona. O tratamento da hanseníase multibacilar adiciona clofazimina aos agentes já citados. Em doença com lesão única, podem empregar-se minociclina, ofloxacino e claritromicina, mas não são mais eficazes que rifampicina135.

O uso desses medicamentos deve ser feito com critério e monitoramento para evitar o surgimento de resistência microbiana. Na hanseníase multibacilar, o tratamento é feito por dois anos. A forma paucibacilar requer tratamento por seis meses.

Para as reações hansênicas de tipo I (dor neural e fraqueza), corticóides são indicados. Para reações hansênicas de tipo II graves (eritema nodoso), talidomida passou a ser considerada a primeira escolha. Devido à teratogenia por ela induzida, deve-se cotejar risco e benefício em cada indicação.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal