FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hidroxicloroquina com ou sem Azitromicina para COVID-19 Leve a Moderada

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 14/12/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A hidroxicloroquina tem efeitosantivirais in vitro. Sugere-se que sua associação com a azitromicina levariaà diminuição da carga viral de SARS-CoV-2 com base em um pequeno estudo nãorandomizado. Com base nessa única evidência inicial, a hidroxicloroquina e aazitromicina foram usadas por alguns médicos para tratar pacientes comCovid-19. Além disso, algumas agências reguladoras nacionais autorizaram o usode hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com essa doença. No entanto,estudos observacionais sugeriram nenhum efeito benéfico da cloroquina ouhidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com Covid-19.

 

O Estudo

 

Este é umestudo multicêntrico, randomizado, aberto, de três grupos, controlado, envolvendopacientes hospitalizados com suspeita ou confirmação de Covid-19 que nãoestavam recebendo oxigênio suplementar ou, no máximo, 4 litros por minuto deoxigênio suplementar. Este estudo foi feito no Brasil.

Os pacientesforam divididos aleatoriamente em uma proporção de 1:1:1 para recebertratamento padrão, tratamento padrão mais hidroxicloroquina na dose de 400mg, 2x/dia,ou tratamento padrão mais hidroxicloroquina na dose de 400mg, 2x/dia, maisazitromicina na dose de 500mg, 1x/dia, por 7 dias. O desfecho primário foi oestado clínico aos 15 dias, avaliado com o uso de uma escala ordinal de 7 níveis(variando de 1 a 7 e pontuações mais altas indicando pior condição). O estudofoi avaliado pela intenção de tratar (pacientes com diagnóstico confirmado deCovid-19). A segurança também foi avaliada.

Um total de667 pacientes foi submetido à randomização; 504 confirmaram a Covid-19 e foramincluídos na análise modificada da intenção de tratar. Em comparação com otratamento padrão, as chances proporcionais de obter uma pontuação mais alta naescala ordinal de 7 pontos aos 15 dias não foram afetadas pela hidroxicloroquinaisolada (odds ratio, 1,21; intervalo de confiança [IC] de 95%, 0,69 a2,11; P = 1,00) ou hidroxicloroquina mais azitromicina (odds ratio,0,99; IC 95%, 0,57 a 1,73; P = 1,00). O prolongamento do intervalo QT corrigidoe a elevação dos níveis de enzimas hepáticas foram mais frequentes em pacientesque receberam hidroxicloroquina, isoladamente ou com azitromicina, do quenaqueles que não estavam recebendo nenhum dos agentes.

 

Aplicação Prática

 

Pelosresultados deste estudo brasileiro, entre os pacientes hospitalizados comCovid-19 leve a moderada, o uso de hidroxicloroquina, sozinha ou comazitromicina, não melhorou o estado clínico em 15 dias, em comparação com otratamento padrão. Este estudo é muito interessante por se tratar de algo feitoem território nacional, com randomização, análise de intenção de tratar e comdesfechos clinicamente relevantes. Além disso, do ponto de vista prático, sugerenão utilizar a hidroxicloroquina (com ou sem azitromicina) para a Covid-19,dada a ausência de benefício clínico.

 

Bibliografia

 

1.            Cavalcanti AB et al. Hydroxychloroquine withor without Azithromycin in Mild-to-Moderate Covid-19. N Eng J Med DOI: 10.1056/NEJMoa2019014

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.