FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Duração da Proteção das Vacinas contra COVID-19

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 07/04/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A vacinação vem se provando como amedida mais importante para conter o avanço da pandemia de covid-19. As vacinas contra o coronavírus (SARS-CoV-2)vêm sendo usadas desde dezembro de 2020 no Reino Unido. Dados do mundo realmostraram que as vacinas são altamente eficazes contra a covid-19 e doençasgraves e morte relacionadas. A eficácia da vacina pode diminuir com o tempodesde o recebimento da segunda dose das vacinas ChAdOx1-S (AstraZeneca) eBNT162b2 (Pfizer-BioNTech), porém não há dados precisos sobre esse tema.

 

O Estudo

 

Apresentamosum estudo observacional feito na Inglaterra, do tipo caso-controle, paraestimar a eficácia da vacina contra a covid-19 sintomática, incluindohospitalização e morte. A eficácia das vacinas ChAdOx1-S e BNT162b2 foiavaliada de acordo com a idade e o status do participante em relação àscondições coexistentes e ao longo do tempo desde o recebimento da segunda doseda vacina para investigar o declínio da eficácia separadamente para asvariantes B.1.1.7 (alfa) e B .1.617.2 (delta).

A eficácia davacina contra a covid-19 sintomática pela variante delta atingiu o pico nasprimeiras semanas após o recebimento da segunda dose e depois diminuiu em 20semanas para 44,3% (IC 95%, 43,2 a 45,4) com a vacina ChAdOx1-S e para 66,3%(IC 95%, 65,7 a 66,9) com a vacina BNT162b2. O declínio da eficácia da vacinafoi maior em pessoas com 65 anos ou mais do que entre as de idade de 40 a 64anos. Em 20 semanas ou mais após a vacinação, a eficácia da vacina diminuiu menoscontra hospitalizações, chegando a 80,0% (IC 95%, 76,8 a 82,7) com a vacinaChAdOx1-S e a 91,7% (IC 95%, 90,2 a 93,0) com a vacina BNT162b2; a eficáciatambém caiu menos para óbito após 20 semanas, chegando a 84,8% (IC 95%, 76,2 a90,3) e a 91,9% (IC 95%, 88,5 a 94,3), respectivamente. Foi observado maiordeclínio na eficácia da vacina contra a hospitalização em pessoas com 65 anosde idade ou mais em um grupo extremamente vulnerável do ponto de vista clínico eem pessoas de 40 a 64 anos de idade com condições médicas subjacentes emcomparação a adultos saudáveis.

 

Aplicação Prática

 

Este é um exemplo de estudoobservacional de grande valor quanto à informação gerada. Observamos, conforme os dados apresentados,que houve declínio na eficácia da vacina após 20 semanas da aplicação da segundadose, porém esse declínio foi menor considerando a eficácia contrahospitalização e morte relacionadas à covid-19. Isso pôde ser observado tantocom a vacina ChAdOx1-S (AstraZeneca) quanto com a vacina BNT162b2(Pfizer-BioNTech). O declínio foi maior em idosos e naqueles em um grupoclínico de risco. Essas informações sugerem que pode haver benefício com dosesde reforço vacinal principalmente nos grupos de maior risco, de formaperiódica, algo que ainda precisa de dados para validação, uma vez que essa estratégiade reforço já está vigente em muitos locais. Ainda, é interessante notar que aproteção contra formas mais graves da doença sofre menor declínio com o tempo,o que é um ponto positivo considerando o cenário de alta demanda imposto pelapandemia.

 

Bibliografia

 

1.            Andrews N et al. Duration of Protectionagainst Mild and Severe Disease by Covid-19 Vaccines. N Engl J Med 2022;386:340-350.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.