FECHAR

MedicinaNET

Home

Eletrocardiograma 75

Quadro Clínico

Paciente de 67 anos com história de dor precordial típica com duração de 3 horas e palpitações. Antecedentes de miocardiopatia isquêmica com FE 25%, IAM prévio com revascularização do miocárdio há 20 anos e angioplastia de primeira diagonal em 2005, além de IRC não dialítica (Cr 2,6) e DPOC.

 

Eletrocardiogramas do paciente


 


Ver diagnóstico abaixo

































Descrição

1-     FC 150, regular

2-     Presenças de ondas P ora precedendo o complexo QRS (fig 1) ora coincidindo no QRS (figura 2)

 

Figura 1

 

Figura 2

 

 

3-     QRS alargado (duração 0,16s) com morfologia de bloqueio de ramo esquerdo

 

Diagnóstico

Taquicardia Ventricular. Pelos critérios de Brugada (fluxograma em Taquicardias Ventriculares) observamos que há dissociação A-V e portanto preenche critérios de taquicardia ventricular.

 

Discussão

Neste paciente inicialmente devemos reverter a arritmia para ritmo sinusal. A 1ª escolha é cardioversão elétrica (mandatória nos casos de instabilidade e de preferência nas taquicardias estáveis), podendo-se utilizar antiarritimicos como amiodarona e lidocaína. A seguir como este paciente tem histórico de miocardiopatia isquêmica deve-se investigar um novo evento isquêmico (seriar ECGs após reversão e coleta de marcadores miocárdicos) e eventualmente realizar nova cinecoronariografia.

Afastando-se a presença de evento isquêmico agudo este paciente tem indicação de prevenção de novos eventos com CDI (cardiodesfibrilador implantável) pois há disfunção ventricular importante (prevenção primária) e TV espontânea com instabilidade hemodinâmica ou TV sustentada com frequência cardíaca = 150 bpm em pacientes com disfunção ventricular (FEVE = 35%), prevenção secundária.