FECHAR

MedicinaNET

Home

Alerta do FDA – Lamotrigina e Meningite

Alerta do FDA – Lamotrigina e Meningite

A Lamotrigina é um anticonvulsivante muito usado em crianças acima de 2 anos com epilepsia, bem como opção terapêutica em adultos com Transtorno Afetivo Bipolar. No último dia 12 de agosto, o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos EUA, notificou oficialmente uma mudança na bula da medicação, com a inclusão de um efeito colateral raro (1 caso para cada 1.200.000 prescrições), porém extremamente importante, que é a ocorrência de Meningite Asséptica. Desde a aprovação da droga para uso, em 1994, já foram notificados 40 ocorrências de meningite asséptica.

Os sintomas aparentemente podem surgir entre 1 e 42 dias após o início do uso da medicação. Os sintomas descritos nos casos foram absolutamente característicos: cefaléia, febre, rigidez de nuca, náusea, vômitos, rash e fotossensibilidade.

 

Recomendações

É necessário orientar pacientes que iniciam o uso de lamotrigina da possibilidade de ocorrência da sintomatologia de meningite. Fundamental que os paciente procurem atendimento médico e que seja feita análise liquórica, que nesses casos não mostrará presença de agentes infecciosos. A descontinuação da medicação é necessária nesses casos.

 

Referências

1.    Lamictal (lamotrigine): Label Change - Risk of Aseptic Meningitis.

2.    Lamotrigina – BPR Guia de Remédios MedicinaNET